SEÇÕES

Trio de 102 participações em gols na temporada é esperança da Seleção

Raphinha, Vini e Rodrygo somam 102 gols + assistências e voltam a jogar juntos pela primeira vez desde a Copa América

Trio de 102 participações em gols na temporada é esperança da Seleção | Foto: Reprodução/Instagram
Siga-nos no

Protagonistas, decisivos e brasileiros. Mesmo sem Neymar, a Seleção tem razões de sobra para acreditar na recuperação nas eliminatórias contra Colômbia e Argentina nesta Data Fifa de março. Raphinha, Rodrygo e Vini Júnior vivem grande fase em seus clubes, acumulam mais de 100 participações em gols na temporada e voltam a atuar juntos após quase um ano. 

Titulares incontestáveis de Dorival Júnior, os três ficaram fora das últimas seis rodadas. Raphinha não foi convocado em setembro devido à suspensão, Vini Júnior foi cortado em outubro por lesão muscular, mesma razão que afastou Rodrygo em novembro. Agora reunidos, assumem a missão de recolocar o Brasil no caminho da Copa do Mundo de 2026. 

Participação em gols na temporada 2024/25

  • Raphinha - 30 gols e 20 assistências
  • Vini Jr - 19 gols e 10 assistências
  • Rodrygo - 15 gols e 8 assistências
  • Total - 64 gols + 38 assistências = 102

O técnico iniciará os treinos nesta terça-feira, em Brasília, para definir a equipe que enfrentará a Colômbia na quinta, no Mané Garrincha. A expectativa é que Savinho componha um quarteto ofensivo ágil, explorando os espaços nas costas da defesa adversária. Caso opte por um centroavante de referência, João Pedro e Endrick são alternativas. 

TRIO DA ESPANHA

Os holofotes, no entanto, estão voltados para o trio que tem mostrado grande poder ofensivo na Espanha. Com 50 participações em gols pelo Barcelona e pela Seleção (30 gols e 20 assistências), Raphinha é quem mais tem correspondido às expectativas e é visto como uma das principais esperanças para a Seleção. 

Considerado um forte candidato à Bola de Ouro, Raphinha é o artilheiro brasileiro nas eliminatórias, com quatro gols, sendo três nos últimos três jogos. A expectativa é que ele volte a atuar mais centralizado, vindo de trás para atacar a área, alternando posições com Rodrygo. 

Rodrygo também vive uma fase excepcional. Com 15 gols e oito assistências, ele já superou seu recorde de gols em uma temporada, que até então era 19, alcançado em 2023, quando tinha 10 gols em março.

Sem Neymar, Rodrygo deve reassumir a camisa 10, que foi de Raphinha em novembro, e aguarda definição sobre sua posição em campo. Se Savinho for escolhido como quarto elemento, Rodrygo atuará mais centralizado, como um falso 9. Caso Dorival opte por João Pedro ou Endrick, ele jogará aberto pela direita.

Vini Júnior, que defende o título de melhor do mundo com 19 gols e 10 assistências até agora, ainda precisa mostrar sua resposta pela Seleção, já que é o único do trio que não marcou gols com a camisa verde e amarela desde o início da temporada. 

BRASIL ESTÁ EM QUINTO

Dorival Júnior está ciente da força de seu trio ofensivo e avalia os desafios da Seleção para esta Data Fifa, que pode levar o Brasil ao segundo lugar ou resultar em queda para o sétimo. O Brasil ocupa a quinta posição, enquanto a Colômbia é quarta e a Argentina lidera.

Com elenco completo, o técnico começará a montar o time titular na terça-feira, em treino no Bezerrão. O Brasil enfrenta a Colômbia na quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Mané Garrincha, pela 13ª rodada das eliminatórias para a Copa de 2026.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também