Torcida do Atlético de Madrid planeja uso de máscaras para insultar Vini Jr. em clássico

Há uma campanha racista que envolve o uso de máscaras para permitir ofensas ao jogador sem que os responsáveis possam ser identificados.

Torcedores do Atlético de Madri criaram a campanha #MetropolitanoConMascarilla para poder proferir ofensas racistas contra Vini Jr. — | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A torcida do Atlético de Madrid está se preparando para uma recepção vergonhosa no clássico contra o Real Madrid, tendo Vini Jr. como alvo principal. O jogo, válido pela 8ª rodada do Campeonato Espanhol, está marcado para domingo (29), às 16h (Brasília). 

 O QUE ACONTECEU

Nas redes sociais, há uma campanha racista que envolve o uso de máscaras para permitir que cubram a boca para evitar a leitura labial. O objetivo é evitar punições em caso de injúria racial.

Torcedores do Atlético de Madri criaram a campanha nas redes sociais para cometer racismo contra Vini Jr. — Foto: Reprodução 

MOVIMENTO RACISTA

A hashtag #MetropolitanoConMascarilla tem ganhado força na internet, onde torcedores do Atlético incentivam que os demais compareçam ao jogo com máscaras, uma estratégia para insultar o atleta. Além das ofensas, diversas publicações contêm conteúdo racista.

OFENSAS CONTRA O BRASILEIRO

Essa não é a primeira vez que Vini Jr. sofre com esse tipo de comportamento condenável por parte da torcida adversária. Um dos casos mais graves aconteceu antes de um clássico pela Copa do Rei em 2022, quando um boneco com a camisa de Vinicius foi pendurado em uma ponte próxima ao centro de treinamento do Real Madrid. Situações semelhantes também ocorreram em outras competições, como na Liga dos Campeões.

Nas redes sociais, um usuário comentou: "Monicius quer que não haja insultos racistas (sic), mas a solução não é ficar calado. #MetropolitanoConMascarilla." Outros usuários chegaram a postar imagens de torcedores com máscaras e camisetas do Atlético de Madrid, junto a fotos de macacos.

O Real Madrid, por sua vez, já avisou que tomará medidas severas, incluindo a saída de campo, se ataques racistas contra Vini Jr. ou qualquer outro jogador voltarem a ocorrer. O clube também espera que a La Liga aja para evitar que as máscaras sejam usadas como forma de proteger os agressores.

CONDENAÇÃO

Recentemente, um torcedor do Mallorca foi condenado a um ano de prisão por atos racistas contra Vini Jr. e Chukwueze, além de ser banido dos estádios espanhóis por três anos.

No Campeonato Espanhol, o Real Madrid segue na vice-liderança com 17 pontos, enquanto o Atlético de Madrid está em terceiro lugar, com 15 pontos. O Barcelona lidera com 21 pontos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES