O jovem que proferiu ofensas racistas ao atacante Lamine Yamal, do Barcelona, durante o clássico contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, em 26 de outubro de 2024, reconheceu o crime e aceitou cumprir 30 horas de atividades socioeducativas, além de ser suspenso de partidas oficiais por um ano. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (10) pela LaLiga.
Identificado após denúncia feita por uma associação ligada ao futebol espanhol, o menor também enviou uma carta de desculpas ao jogador. A LaLiga destacou que o caso reforça sua postura de tolerância zero contra o racismo e qualquer forma de ódio nos estádios.
Insultos e falas preconceituosas
No relatório enviado ao Comitê de Competição, a LaLiga detalhou os insultos racistas dirigidos a Yamal após um gol, com termos ofensivos como “mena de m…” e “negros de m…”, além de frases preconceituosas como “vende lenços no semáforo” e “mouro de m…”, flagradas também em vídeos de torcedores.
O caso se soma a outros episódios de racismo no futebol espanhol. Em 2023, o país registrou a primeira condenação por insultos racistas em campo, envolvendo ataques ao brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid.