Nesta segunda-feira, o jornal El Pais divulgou os vencedores do tradicional prêmio de melhores atletas, com o argentino Pity Martínez ganhando como melhor jogador e os brasileiros Dudu e Pedro Geromel entrando na lista da seleção ideal da América do Sul. Apesar dos jogadores serem os destaques, os treinadores foram lembrados e três brasileiros ficaram empatados na quarta posição, com dois votos cada: Tite, da Seleção Brasileira, Renato Gaúcho, do Grêmio e Tiago Nunes, do Athletico-Pr.
Curiosamente, os três treinadores nacionais terminaram o ano em situações bem diferentes. O técnico da Seleção Brasileira finaliza 2018 com o ar de desconfiança do torcedor por causa do desempenho abaixo do esperado na Copa do Mundo, o comandante gaúcho termina em alta porém com a eliminação na Libertadores ainda “engasgada”, enquanto que Tiago Nunes teve seus melhores meses profissionais ao fazer um excelente trabalho com o Athletico-Pr, que culminou com o inédito título da Copa Sul-Americana.
O grande vencedor foi Marcelo Gallardo, treinador do River Plate na conquista do time argentino na Copa Libertadores da América deste ano. O treinador de 42 anos recebeu 87% dos votos e confirmou mais uma vez seu nome como um dos grandes treinadores da América do Sul nas últimas temporadas.
Já a segunda colocação ficou com um técnico bastante conhecido do torcedor palmeirense. Com 16 votos (5%), Ricardo Gareca, que comandou o Palmeiras em 2014, mostrou um bom e marcante trabalho comandando a seleção do Peru, levando a equipe sul-americana para uma Copa do Mundo após 36 anos de ausência (a última vez dos peruanos tinha sido em 1982).