Na tarde desta segunda-feira (16), o Tite, ex-treinador da seleção brasileira, foi apresentado pelo Flamengo como novo treinador. O técnico assinou contrato até o final de dezembro de 2024, quando termina o mandato de Rodolfo Landim. Nesse primeiro momento, o objetivo traçado por Tite é a vaga na Libertadores.
“Eu prefiro colocar um ajuste de datas. O objetivo de 2024 foi a premissa do interesse, da minha forma também, para 2024. O Braz perguntou como a gente podia ajudar os meus objetivos profissionais e o projeto do Flamengo. O projeto pesou mais forte para o ajuste de datas, traz risco e benefícios. O objetivo real é a classificação direta para a Libertadores.”, disse Tite.
A questão que treinador não estava pensando em trabalhar em 2023, foi questionado e o próprio respondeu: “A torcida. A estrutura. O grupo que joga às claras. Não queria vir agora, mas há uma necessidade. Desafio profissional. Estado onde nunca trabalhei. Tudo isso me motiva.”, enfatizou Tite. A comissão técnica formado por Tite é a mesma que esteve com ele na seleção. Os auxiliares técnicos são: César Sampaio, Cléber Xavier e Matheus Bacchi, o preparador físico Fábio Mahseredjian e o analista Lucas Oliveira.
Em relação aos jogadores que trabalhavam com o treinador na seleção e estão em processo de renovação. Os casos de Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Filipe Luis, que nós últimos dias foi cogitado que estão próximo de renovar para a próxima temporada.
“O técnico é uma figura importante na engrenagem do clube, mas tem uma hierarquia que é a direção. Eu fui perguntado se algum atleta entrou em contato comigo, mas nenhum entrou em contato comigo porque há um respeito com a hierarquia. Há um encaminhamento, porém, são 12 jogos decisivos e todos são importantes para a classificação para a Libertadores”, finalizou o treinador.
A estreia de Tite será contra o Cruzeiro na próxima quinta-feira (19), às 20h (horário de Brasília), no Minerão. O rubro-negro está em quinto na classificação, com 44 pontos. A equipe carioca precisa se garantir entre os quatro primeiro do campeonato brasileiro, para se garantir na fase de grupos da Libertadores da América.