Tirolesa: prática radical é indicada a partir dos 5 anos

Esporte traz benefícios a estrutura óssea e articulações

Tirolesa | Léo Vilari
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Já pensou em despencar 12 metros de cima para baixo? A prática da tirolesa vem ganhando admiradores em Teresina, e o que quase ninguém sabe é que crianças de até cinco anos já podem começar a praticar o esporte que traz vários benefícios positivos para o corpo.

Crédito: Léo Vilari. Isso mesmo. Não é só adrenalina. Esta modalidade ajuda no desenvolvimento ósseo de crianças e adultos, fortalecendo músculos e articulações. Na capital, a prática é realizada na Ponte Estaida, no Parque Zoobotânico e em um parque particular na zona Leste da capital.

Crédito: Léo Vilari.

Em verdade, os esportes radicai, em geral, proporcionam uma profunda sensação de bem-estar que permanece também após a prática, em razão da liberação de hormônios como a endorfina. No caso da tirolesa, também há a tonificação dos músculos e a diminuição de doenças cardiovasculares. Mas atenção aos cardiopatas e aqueles que sentem: a prática pode ser perigosa.

Crédito: Léo Vilari. Mas o acompanhamento profissional garante toda a segurança da prática. É o que explica o canadense Marcos Joliecoeur, instrutor de tirolesa e arvorismo. “As pessoas gostam muito porque podem voar de uma altura de até 12 metros. Acima dos cinco anos já pode fazer, até os 99”, brinca.

A prática tem feito sucesso na capital. Os teresinenses mostraram que têm coragem para enfrentar a altura. “Muitas pessoas procuram a tirolesa, além do circuito de arvorismo. Os benefícios são muitos para o corpo e mente. Vale a pena experimentar”, recomenda o instrutor.

Crédito: Léo Vilari.Para a prática da tirolesa e arvorismo no parque particular, as pessoas devem desembolsar um valor entre R$5 e R$30, dependendo do pacote. Todos que foram dizem que vale a pena. “Dá um medo danado mas depois querem ir de novo”, finaliza.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES