Ao que tudo indica, o futuro de Caio Lucas não será nos Emirados Árabes. O brasileiro de 24 anos, que vem protagonizando atuações de destaque no Mundial de Clubes, está em reta final de contrato com o Al Ain. O atual vínculo termina em junho do ano que vem - o que significa que o atacante pode assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir de janeiro. Entre os interessados, estão principalmente times do futebol português.
O Porto, atual líder do Campeonato Português, enviou comissários a Abu Dhabi para negociar com agentes do jogador. De acordo com o jornal "A Bola", o Benfica também entrou na disputa - a proposta seria de salário anual de 1,2 milhão de euros, além de bônus.
O Al Ain de Caio vai enfrentar o Real Madrid na final do Mundial. A equipe superou o Team Wellington (da Nova Zelândia) nos pênaltis na primeira fase, despachou o Espérance (da Tunísia) com vitória por 3 a 0 nas quartas e surpreendeu ao passar pelo River Plate nas semifinais. Caio, inclusive, marcou um dos gols do empate em 2 a 2 com a equipe argentina no tempo regulamentar - a classificação saiu nos pênaltis.
Aos 24 anos, o brasileiro defende apenas o segundo clube de sua carreira. Depois de deixar a base do São Paulo desiludido, Caio Lucas embarcou para o Japão com 17 anos para estudar e jogar futebol. Em 2014, realizou testes no Kashima Antlers e passou. Foram três temporadas do meia-atacante vestindo as cores da equipe japonesa, onde fez 27 gols em 100 jogos e levantou duas taças: a Liga Japonesa e a Yamazaki Nabisco Cup.