O Brasil terá dois representantes na final dos 200 m costas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O ?mister Pan? Thiago Pereira e o jovem Leonardo de Deus nadaram bem nesta sexta-feira (21) e se classificaram para a decisão da prova, que será realizada nesta noite a partir das 22h.
Thiago Pereira, que ficou na segunda colocação da primeira bateria, marcou 2min03s53 e se classificou com o segundo melhor tempo. Já Léo de Deus, que foi medalha de ouro nos 200 m borboleta, se poupou, ficou com o terceiro tempo da bateria (2min05s12) e terminou com o quinto tempo no geral.
Léo de Deus confirmou que reduziu o ritmo no fim da partida para "economizar fôlego" para a final da prova.
- A gente guarda uma surpresinha agora para a tarde [noite aqui]. Sempre que a gente cai na água, a gente pensa em ganhar.
O melhor tempo das semifinais ficou com o colombiano Omar Pinzon, que terminou a eliminatória com 2min01s14. O terceiro melhor tempo foi do americano Redford Tullius, que venceu a bateria de Léo de Deus e encerrou os 200 m costas 2min03s82.
Thiago Pereira, que também vai disputar a final do revezamento 4 x 100 m medley, pode ultrapassar a marca de Hugo Hoyama, que tem dez medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Pereira tem agora dez ouros e está empatado com o atleta do tênis de mesa.