No primeiro Grand Slam da temporada, Thiago Monteiro foi derrotado na estreia do Australian Open pelo japonês Kei Nishikori. Em uma partida tensa e muito equilibrada, Nishikori, atualmente 74º no ranking da ATP, superou o brasileiro, número 106, por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/7, 7/5, 6/2 e 6/3, após 4 horas e 6 minutos de jogo.
O primeiro set foi bastante equilibrado nos primeiros quatro games (2 a 2), mas Monteiro conseguiu quebrar o saque de Nishikori no quinto game e, após confirmar seu serviço, fechou o set em 6/4. O segundo set seguiu o mesmo ritmo de equilíbrio, sem quebras de saque, o que levou a disputa para o tie-break. O brasileiro levou a melhor na disputa e venceu por 7/6 (7/4), após alguns erros de Nishikori.
O japonês reagiu no terceiro set, corrigindo os erros cometidos no início, e conseguiu quebrar o saque de Monteiro pela primeira vez no jogo, fechando o set em 7/5. No quarto set, Thiago teve seus dois primeiros serviços quebrados por Nishikori e, após o quarto game, pediu atendimento médico nos vestiários. Mesmo retornando à quadra minutos depois, o japonês manteve o bom momento e venceu por 6/2.
No set final, Monteiro teve dificuldades nas devoluções dos saques de Nishikori e, com sinais de não estar 100% fisicamente, perdeu por 6/3, sendo eliminado do torneio. Nishikori agora enfrentará o vencedor da partida entre Christopher O'Connell (Austrália) e Tommy Paul (Estados Unidos) na próxima rodada.