O técnico do Porto, Francesco Farioli, afirmou que Thiago Silva não terá lugar garantido no time titular em seu retorno ao clube português. Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal O Jogo, o treinador disse que o zagueiro brasileiro, de 41 anos, disputará posição com os poloneses Jan Bednarek e Jakub Kiwior, atuais titulares da defesa.
CONVERSA SEM PROMESSAS
Farioli elogiou o histórico e o momento do ex-jogador do Fluminense, mas destacou que não fez promessas quanto à titularidade.
Ninguém discute as conquistas do Thiago. Ele não estaria aqui se os seus últimos jogos não fossem de alto nível. Na nossa conversa, ele provou que vem para ajudar e apoiar a equipe. Não lhe fiz qualquer promessa, quero que ajude a equipe, quer jogue todos os jogos ou cinco minutos. Ele está consciente disso, afirmou o treinador, de 36 anos.
DEFESA DO PORTO EM DESTAQUE
Com Bednarek e Kiwior formando a dupla de zaga, o Porto está invicto no Campeonato Português e tem a melhor defesa da competição, com quatro gols sofridos em 17 rodadas. A equipe encerrou o primeiro turno na liderança isolada, com 49 pontos, sete a mais que o Sporting.
O registro defensivo é impressionante. A coordenação e o sincronismo entre os jogadores é a chave, disse Farioli, ao comentar a atuação defensiva da equipe, citando também a vitória por 1 a 0 sobre o Santa Clara, no último domingo.
THIAGO SILVA DIZ QUE CHEGA PARA AJUDAR
Após a apresentação oficial, Thiago Silva afirmou, em entrevista divulgada pelo clube, que se sente motivado pelo bom momento vivido pelo Porto e que chega para contribuir com o grupo.
Isso me fascina, entender como você faz com que o adversário sofra, onde estão os espaços, onde está a superioridade. Essa é a imagem do Porto. Eu venho para tentar acrescentar com esses jogadores que estão fazendo uma temporada incrível, declarou.
ESTREIA PODE SER CONTRA O BENFICA
O próximo compromisso do Porto será no dia 14 de janeiro, contra o Benfica, pelas quartas de final da Taça de Portugal. A partida pode marcar a estreia de Thiago Silva pelo time principal, o que não ocorreu em sua primeira passagem pelo clube.
PASSAGEM INICIAL PELO PORTO
O Porto foi o primeiro clube europeu da carreira de Thiago Silva. Após se destacar pelo Juventude no Campeonato Brasileiro de 2004, ele foi contratado pelo clube português, mas atuou apenas pela equipe B na temporada 2004/05, antes de ser negociado com o Dínamo de Moscou.
TÍTULO NO ESTÁDIO DO DRAGÃO
Apesar de não ter jogado pelo time principal do Porto naquele período, foi no Estádio do Dragão que Thiago Silva conquistou a Liga dos Campeões de 2020/21, pelo Chelsea, ao vencer o Manchester City por 1 a 0 na final.
Ele quer fechar um ciclo porque começou a sua carreira europeia aqui no Porto B e ganhou a Liga dos Campeões aqui no Dragão, afirmou Farioli.