O zagueiro João Pedro Tchoca não seguirá no futebol italiano e foi devolvido ao Corinthians após ser reprovado nos exames médicos realizados pelo Torino, da Itália. A negociação previa o empréstimo do defensor até junho, com valores fixos e obrigação de compra, mas acabou sendo encerrada antes da formalização do vínculo com o clube europeu.
Tchoca havia sido negociado por empréstimo ao Torino até o fim de junho, com valor fixado em 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,5 milhões). O contrato previa ainda a obrigação de compra por 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 28,2 milhões) caso o jogador atuasse em dez partidas por pelo menos 45 minutos, além de metas adicionais que poderiam render mais 1 milhão de euros ao Corinthians.
Posicionamento do Corinthians
Em nota divulgada nesta sexta-feira, o Corinthians confirmou o retorno do atleta, sem detalhar os motivos da decisão do clube italiano. O Timão informou que o jogador viajou em plenas condições físicas.
“João Pedro foi liberado pelo Corinthians para se apresentar ao Torino com condições de jogo. O atleta, inclusive, foi relacionado para a partida contra o Velo Clube no último domingo”, destacou o clube.
Segundo o comunicado, o zagueiro será reintegrado aos treinamentos, mas não estará disponível para a disputa da Supercopa Rei, em Brasília.
Durante a carreira, Tchoca enfrentou alguns problemas físicos. Em 2019, ainda nas categorias de base, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e passou por cirurgia. Em 2023, teve uma lesão no tornozelo que o tirou de amistosos da Seleção Brasileira sub-20, fatores que pesaram na avaliação médica do clube italiano, segundo a imprensa local.
Situação no elenco
Revelado pelo Corinthians, Tchoca chegou ao clube em 2019, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024 e soma 33 partidas e um gol pelo time profissional, além dos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil. Com o retorno do defensor, o elenco corintiano segue contando com André Ramalho, Gustavo Henrique, Gabriel Paulista e Cacá para o setor defensivo.