Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, está se recuperando no hospital após sofrer um infarto na última sexta-feira, conforme compartilhado pelo próprio atleta em um vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo. Ele revelou ter enfrentado um entupimento de 98% em uma das veias. Atualmente, Tande é empresário, palestrante e comentarista esportivo.
"Tudo bem pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Sexta-feira, agora, acabei infartando, acreditem. 54 anos, atleta (...) Comecei a me descuidar um pouco da minha saúde. Uns 4 anos sem me cuidar", disse.
ATENÇÃO AOS SINAIS: O ex-jogador de vôlei, membro da equipe campeã olímpica em Barcelona em 1992, também compartilhou que experimentou "sinais" do infarto, incluindo palpitações, falta de ar e dores no ouvido.
"Tive 98% de entupimento de uma veia, a principal do coração, e mais duas 78% e 73%. Fiquem atentos aos sinais. Ele me deu, volta e meia, vários sinais, falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula, dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance. Tô voltando", completou.
EXEMPLO DENTRO DAS QUADRAS: Tande foi uma das figuras centrais na histórica conquista do ouro no vôlei masculino nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. O ex-ponteiro também representou o Brasil em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Além de sua atuação nas quadras, Tande também brilhou no vôlei de praia, fazendo dupla com Giovane Gávio de 1996 a 2000. Em 2001, ele alcançou o título do circuito mundial ao lado de Emanuel.