SEÇÕES

Tandara é suspensa por mais dois anos após violar punição anterior ao disputar torneio

Jogadora havia recebido punição por doping em 2021 pelo uso de ostarina, susbtância proibida no esporte

Tandara é suspensa por mais dois anos após violar punição anterior ao disputar torneio | Foto: Reprodução/X
Siga-nos no

A jogadora Tandara Caixeta foi suspensa novamente. Aos 35 anos, a brasiliense, que já havia sido punida por doping com o uso de ostarina, recebeu uma nova suspensão de dois anos por descumprir a penalidade anterior. O novo período de afastamento começou em 7 de julho de 2025 e vai até 6 de julho de 2027, segundo o blog Olhar Olímpico. 

Tandara descumpriu a suspensão aplicada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ao participar e vencer o Brasileiro Master, realizado em maio, em Santos (SP). O torneio, voltado para atletas amadores, é um dos mais tradicionais do país e é organizado pela Associação Nacional de Esportes. 

De acordo com a ABCD, “o atleta em cumprimento de suspensão não poderá treinar com outros atletas ou usar instalações de clubes e outros filiados de signatários do Código Mundial Antidopagem”. Diante disso, a entidade considerou que Tandara descumpriu a norma. 

Tandara foi suspensa preventivamente durante as Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Posteriormente, recebeu uma punição de quatro anos, que a impediria de retornar às quadras até julho de 2025. Campeã olímpica em Londres 2012 e bronze no Mundial de 2014, na Itália, a jogadora também conquistou três títulos do Grand Prix, além de uma Copa dos Campeões e uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também