Um dos mais famosos supercomputadores do futebol, o da Opta, atualizou suas previsões para a Copa do Mundo de Clubes e apontou o Chelsea como o novo favorito ao título. A mudança veio após os resultados das oitavas de final, que tiraram o PSG da liderança das projeções.
Segundo a simulação, repetida 10 mil vezes para calcular os cenários mais prováveis, os ingleses têm 74,8% de chance de eliminar o Palmeiras nas quartas de final e 26,8% de conquistar o título. O PSG aparece em segundo, com 24,9%, seguido por Real Madrid (16,9%), Bayern de Munique (14,8%), Borussia Dortmund (7,6%) e Al-Hilal (4,3%).
Brasileiros ainda desacreditados
Mesmo com atuações surpreendentes, os clubes brasileiros continuam sendo subestimados pelo supercomputador. Antes da competição, só Palmeiras e Flamengo apareciam com chances mínimas de título (0,3%). Agora, o Palmeiras subiu para 3%, e o Fluminense finalmente entrou no radar, com 1,5% de chance de ser campeão.
Curiosamente, o Fluminense tem mais chance de chegar à semifinal (40,2%) do que o Palmeiras (25,2%), por conta do adversário nas quartas: o Al-Hilal, considerado mais acessível que o Chelsea. Ainda assim, os dois clubes brasileiros são vistos como azarões no torneio.
Semifinais ideais para a máquina
De acordo com os dados da Opta, os confrontos mais prováveis nas semifinais seriam Al-Hilal x Chelsea e PSG x Real Madrid. Ou seja, mesmo após resultados surpreendentes em campo, o supercomputador continua apostando nos gigantes europeus como protagonistas da reta final.
Enquanto isso, o futebol mostra que nem sempre a matemática é capaz de prever a magia dos gramados.