O Brasil pode cair em um “grupo da morte” no sorteio da Copa do Mundo. As chaves da próxima edição do Mundial serão definidas às 14h (de Brasília) desta sexta-feira. No pote 1, o Brasil não enfrenta Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, que também são cabeça de chave.
O sorteio da Copa do Mundo de 2026, no dia 5 de dezembro, às 14h (de Brasília), terá transmissão ao vivo da TV Globo, sportv e ge tv.
Possíveis adversários do Brasil
A seleção brasileira pode enfrentar dois europeus no grupo. Croácia (pote 2) e Noruega (pote 3) são possíveis adversários. A Itália, que ainda disputa a repescagem, está no pote 4. Apenas o continente europeu pode ter duas seleções na mesma chave. Por isso, Brasil e Uruguai não podem estar no mesmo grupo, já que ambos são da América do Sul.
Pote 2: perigo à vista
A Croácia, algoz do Brasil na Copa de 2022, pode voltar a cruzar o caminho da seleção. As equipes também se enfrentaram na fase de grupos de 2014, com vitória brasileira por 3 a 1. Outros adversários complicados do pote 2 incluem Marrocos (4º lugar no último Mundial) e o Japão, que venceu o Brasil por 3 a 2 em outubro.
Colômbia, Equador e Uruguai também estão no pote 2, mas não podem cair no grupo brasileiro. Já Suíça, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália podem enfrentar o Brasil.
Pote 3: Noruega é o maior desafio
O maior perigo do pote 3 é a Noruega. Mesmo com pouca tradição em Copas, os noruegueses se classificaram com goleadas e eliminaram a Itália nas eliminatórias. Com Haaland, Ødegaard e companhia, podem complicar qualquer grupo. O Brasil nunca venceu a Noruega na história.
Outras seleções do pote 3: Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4: indefinições e risco europeu
O pote 4 ainda não está completamente definido. A Itália disputa a repescagem europeia com Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia. Nenhum grupo pode ter mais de dois europeus.