O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado nesta sexta-feira (5), a partir das 14h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. A cerimônia vai definir os confrontos iniciais do torneio, que pela primeira vez contará com 48 seleções. A transmissão será feita pela TV Globo, SBT, SporTV e CazéTV, no YouTube.
A Copa do Mundo de 2026 terá início no dia 11 de junho, com a final marcada para 19 de julho, em Nova Jersey. O Mundial será disputado em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. A ampliação no número de seleções torna esta edição a maior da história da competição.
Brasil fica no pote 1 como cabeça de chave
A Seleção Brasileira aparece no pote 1 do sorteio, ao lado dos demais cabeças de chave. Também estão neste grupo os países-sede Estados Unidos, México e Canadá, além de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Estar no pote 1 garante que essas seleções não se enfrentem na fase de grupos.
Regras impedem confrontos antecipados
A Fifa definiu regras específicas para o sorteio. Espanha e Argentina não poderão se enfrentar antes da final, assim como França e Inglaterra, desde que todas terminem em primeiro lugar em seus grupos. Mesmo que não liderem, essas quatro seleções não poderão se enfrentar antes das semifinais. Também existem restrições por confederação, que impedem mais de uma seleção da mesma região em um mesmo grupo, com exceção da Uefa, que pode ter até dois representantes por chave.
Confira como ficaram os potes do sorteio
- O pote 1 reúne: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
- O pote 2 tem: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
- No pote 3 estão: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
- Já o pote 4 conta com: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial.