Próximo do fim de seu contrato com o Manchester City, Pep Guardiola foi procurado por três seleções nacionais nos últimos meses para discutir seus planos futuros. Segundo o jornal The Telegraph, há também a possibilidade de o treinador catalão renovar por mais um ano, completando uma década à frente do time no Etihad Stadium.
SONDADO PELA INGLATERRA
Guardiola foi sondado pela Football Association (FA) e não descarta negociar com a seleção inglesa. O técnico, que já expressou desejo de comandar uma equipe nacional, estaria disposto a reduzir seu salário — Gareth Southgate, ex-treinador da Inglaterra, recebia cerca de um quarto dos 20 milhões de libras anuais (R$ 145,5 milhões) previstos para Guardiola —, mas a FA precisaria investir para viabilizar o acordo.
A seleção de Harry Kane seria uma "opção forte" para Guardiola se ele decidir deixar o futebol de clubes, pois ele já está ambientado no país e conhece vários jogadores do elenco, muitos deles do City. Embora as outras duas seleções que o sondaram não tenham sido reveladas, fontes indicam que essa "verificação de intenções" é comum próximo ao fim de contratos.
ANO SABÁTICO
Outra possibilidade considerada por Guardiola é tirar um ano sabático após deixar o City, assim como fez em 2012 ao sair do Barcelona e se mudar para Nova York, segundo o The Telegraph. Ele poderia, então, assumir uma seleção a tempo de iniciar um ciclo completo para a Copa do Mundo.