Os uniformes de Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense ficaram fora do top 10 no ranking das camisas mais bonitas da Copa do Mundo de Clubes 2025, segundo levantamento feito pelo jornalista Nick Miller, do site britânico The Athletic. A lista ranqueou os mantos dos 32 clubes participantes e trouxe comentários ácidos e elogios pontuais às escolhas dos times.
A camisa do Espérance, da Tunísia, foi eleita a mais bela do torneio. Miller exaltou o modelo da Kappa como "simplesmente magnífico", elogiando a combinação das cores vermelho, amarelo e preto, além do padrão de fundo inspirado na tradição local. “Uma maravilha, uma beleza, dá vontade de aplaudir”, escreveu.
Críticas e elogios pontuais
Na outra ponta, o Chelsea ficou com a última colocação. O jornalista classificou o uniforme dos ingleses como "horrível". Já entre os brasileiros, o melhor colocado foi o Palmeiras, na 16ª posição, seguido por Botafogo (18º), Flamengo (22º) e Fluminense (24º).
O modelo alviverde foi descrito como “bem bonito”, enquanto o do Botafogo recebeu elogios por sua simplicidade, sendo um exemplo de que “menos é mais”. Por outro lado, Miller não poupou críticas ao Flamengo, chamando a camisa de “muito básica”, e ironizou o uniforme tricolor ao dizer que seria mais adequado “para crianças”.
Top 10 do ranking
- Espérance
- Wydad Casablanca
- Boca Juniors
- Borussia Dortmund
- River Plate
- RB Salzburg
- Mamelodi Sundowns
- Inter Miami
- Pachuca
- PSG
- Los Angeles FC
- Seattle Sounders
- Benfica
- Atlético de Madrid
- Manchester City
- PALMEIRAS
- Ulsan
- BOTAFOGO
- Al-Ain
- Real Madrid
- Porto
- FLAMENGO
- Al-Ahly
- FLUMINENSE
- Al-Hilal
- Monterrey
- Juventus
- Urawa Red Diamonds
- Inter de Milão
- Auckland City
- Bayern de Munique
- Chelsea
O ranking ainda contou com gigantes como Real Madrid (20º), Manchester City (15º), Atlético de Madrid (14º) e Bayern de Munique (31º). A crítica completa com todos os 32 times foi publicada no The Athletic.