O Brasil inicia nesta terça-feira (1º) a caminhada final para a conquista de uma vaga na Olimpíada de Londres em 2012. À 0h10 (de Brasília; 22h10 de segunda-feira no horário local) a equipe de Ney Franco enfrenta o Chile no primeiro dos cinco jogos do hexagonal decisivo do Sul-Americano sub-20, competição que dará vaga ao campeão e vice nos Jogos. A partida será realizada no estádio da Universidad San Augustín, em Arequipa, no Peru.
Dono do melhor ataque da primeira fase, com nove gols em quatro jogos, o time brasileiro se classificou em primeiro lugar no grupo B. Já o Chile chegou à fase final depois de ficar em segundo no grupo A, atrás da Argentina.
Para os jogadores brasileiros, cada jogo do hexagonal final do Sul-Americano será encarado como uma final. Tanto é que o zagueiro Bruno Uvini, capitão da equipe, afirmou que não há mais espaço para erros nessa fase.
- O campeonato de verdade começa agora. A concentração tem de ser total.
Apesar de estar invicto na competição, o técnico Ney Franco espera um jogo complicado contra o Chile. Ao contrário do que fizeram Equador, Colômbia, Paraguai e Bolívia na fase de grupos, os chilenos devem atacar o Brasil na partida desta segunda, segundo o treinador.
- O Chile vai nos atacar, é uma característica da equipe e não acredito que vá mudar sua forma de jogar apenas porque o Brasil está à sua frente.
Para evitar surpresas, o assistente técnico da seleção, Éder Bastos, acompanhou de perto três dos quatro jogos dos chilenos na primeira fase. Ele chama a atenção para o contra-ataque do rival.
- É um time que joga muito no erro do adversário, espera para sair no contra-ataque.
Neymar, artilheiro do Sul-Americano, com cinco gols, está confirmado no ataque da equipe. O santista formará a dupla ofensiva com o são-paulino Willian José, que tem dois gols na competição.
No Chile, a única dúvida do técnico César Vaccia está no ataque. O treinador escolherá entre Gallegos e Bustos quem irá compor o trio ofensivo ao lado de Pinto e Carrasco.
FICHA TÉCNICA
CHILE X BRASIL
Local: estádio Monumental UNSA, em Arequipa (Peru)
Data: 31 de janeiro de 2011, segunda-feira
Horário: 0h10 (de segunda para terça de Brasília)
Árbitro: Omar Ponce (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Miguel Nievas (Uruguai)
CHILE: Alfaro; Opazo, Guerrero, Casanova e Martínez; Márquez, Reyes e Pinares; Pinto, Carrasco e Gallegos (Bustos)
Técnico: César Vaccia
BRASIL: Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro, Casemiro e Fernando; Oscar, Lucas e Neymar; Willian
Técnico: Ney Franco