A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) definiu a lista dos 28 atletas convocados para um período de treinos em Portugal durante os meses de julho e agosto. A estratégia, oferecida e financiada pelo COB, visa garantir condições seguras de preparação para os judocas que estão na corrida olímpica para Tóquio 2020. Nos últimos três meses, os atletas vêm enfrentando dificuldades para treinar no Brasil devido às restrições para atividades esportivas na maioria dos estados, impostas pela pandemia de Covid-19.
“Estamos atravessando um momento bastante difícil e, com certeza, a saída dos atletas para um ambiente em que eles se sintam melhor, em que possam realmente se movimentar e treinar, será extremamente salutar nesse período de reinício das atividades de atleta”, avaliou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ, que chefiará a equipe em Portugal.
“Teremos a quase totalidade dos principais judocas do Brasil nesta missão e um planejamento de treino muito cauteloso e gradual para que esse retorno, após três meses de confinamento, seja seguro. Agradecemos muito ao COB e ao presidente Paulo Wanderley pela oportunidade”, completou.
Para esse treinamento, a CBJ selecionou atletas que estão brigando pela vaga olímpica, além de atletas de apoio. A equipe será composta por 14 homens e 14 mulheres. Os atletas convocados tiveram a opção de atender ou não à convocação.
“Acho que essa ida a Portugal, com uma equipe em ambiente controlado, é a melhor maneira de se adaptar a esse momento. Estou confiante em poder fazer um treino específico de judô, que tem sido a minha maior dificuldade aqui em São Paulo, onde moro”, projeta o pesado Rafael Silva, o “Baby”.
Programação
A programação da viagem está em fase final de planejamento, com reuniões semanais entre os representantes da CBJ, do COB, da Federação Portuguesa de Judô e do Comitê Olímpico de Portugal. A previsão é que os judocas brasileiros desembarquem em Portugal entre os dias 10 e 11 de julho, retornando ao Brasil em 24 de agosto.
A delegação passará por uma bateria de exames e testes de identificação de Covid-19 antes da viagem e na chegada a Portugal, além de cumprir todas as exigências de segurança das autoridades portuguesas durante a estadia em terras lusitanas.
Na primeira fase de treinos, a delegação brasileira ficará concentrada no Centro de Treinamento de Rio Maior até o dia 14 de julho, sem contato com pessoas de fora da delegação. Em seguida, partem para Coimbra, onde poderão treinar com a seleção portuguesa de judô até 23 de agosto.
EQUIPE FEMININA
Nathália Brígida (48kg - Sogipa)
Gabriela Chibana (48kg - Pinheiros)
Larissa Pimenta (52kg - Pinheiros)
Eleudis Valentim (52kg - Instituto Reação)
Sarah Menezes (52kg - Flamengo)
Jéssica Pereira (57kg - Instituto Reação)
Aléxia Castilhos (63kg - Sogipa)
Ketleyn Quadros (63kg - Sogipa)
Maria Portela (70kg - Sogipa)
Ellen Santana (70kg - Pinheiros)
Mayra Aguiar (78kg - Sogipa)
Samanta Soares (78kg - São Caetano)
Beatriz Souza (+78kg - Pinheiros)
Luiza Cruz (+78kg - Instituto Reação)
EQUIPE MASCULINA
Eric Takabatake (60kg - Pinheiros)
Phelipe Pelim (60kg - Pinheiros)
Allan Kuwabara (60kg - Paineiras do Morumby)
Daniel Cargnin (66kg - Sogipa)
Willian Lima (66kg - Pinheiros)
Eduardo Katsuhiro (73kg - Paineiras do Morumby)
David Lima (73kg - Sogipa)
João Pedro Macedo (81kg - Sogipa)
Guilherme Schimidt (81kg - Minas Tênis Clube)
Victor Penalber (81kg - Instituto Reação)
Leonardo Gonçalves (100kg - Sogipa)
Rafael Buzacarini (100kg - Paineiras do Morumby)
Rafael Silva "Baby" (+100kg - Pinheiros)
Thiago Palmini (+100kg - Minas Tênis Clube)
(Fonte: CBJ)