Secretária anuncia projeto para fortalecer escolinhas de futebol. Confira o que tem nos kits

Para ter acesso, ela lembra que as escolinhas devem fazer a inscrição junto a Secretaria dos Esportes do Piauí no endereço: esportes.pi e serão submetidas a alguns critérios para ter acesso ao benefício.

Josiane Campelo falou sobre o programa "Geração, Esporte e Cidadania", Bols Atleta e Piauí no Pódio | Gilson Rocha
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Vem novidade por aí no esporte piauiense. Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, apresentado por Arimatea Carvalho, nesta terça-feira (20), a Secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, anunciou o lançamento do projeto “Geração, Esporte e Cidadania”, que nada mais é que um fomento às escolinhas de futebol. “A nossa ideia é implantar novas escolinhas em áreas mais vulneráveis da nossa capital, como também fomentar as escolinhas já existentes. A gente sabe da necessidade dessas escolinhas de tarem também a dificuldade de ter material. Então, são kits de materiais que vêm os coletes, redes, cones, bolas, e os apitos”, diz, referindo-se ao material que vai será doado para o aprendizado dos atletas.

Para ter acesso, ela lembra que as escolinhas devem fazer a inscrição junto a Secretaria dos Esportes do Piauí (SECEPI) no endereço: esportes.pi e serão submetidas a alguns critérios para ter acesso ao benefício.

Na oportunidade, Josiene também aproveitou para falar sobre o garoto Moisé Silva, de 13 anos, cujo vídeo com salto com vara, na cidade de Curralinhos, viralizou nas redes sociais. “Ele terá toda a infraestrutura esportiva necessária, enquanto o material também que ele precisa. A gente vai dar toda a assistência lá, não só para o Moisés, mas também como projetos como o todo na cidade de Corralinhos”, revelou a secretária.

Bolsa Atleta continua

Outro ponto destacado por ela, diz respeito ao programa Bolsa Atleta que, segundo ela, permanecerá. “Nós tivemos 94 bolsas e próximo ano a gente quer fechar 100 bolsas de contemplação dos nossos atletas e técnicos”, pontua Josiene.

Ela enfatiza a lei de incentivo ao esporte “que vem realmente para a gente poder fomentar, descentralizar o esporte piauiense e ajudar os nossos atletas, os nossos técnicos com a base. Isso que é importante, daí a importância dos Jogos Escolares. Também vem com essa potência de revelar novos talentos e, conforme os resultados dos Jogos Escolares, a gente tem levado também o esporte para aquela região (Corralinhos). Então, nós fizemos a ampliação dos jogos escolares para os municípios, para que a gente possa estar levando esses projetos e fomentando no município que os atletas estão se destacando”, diz Josiene.

Esporte no Potycabana

Sobre o Parque Potycabana, em Teresina, a secretária dos Esportes explica que já foram concluídas três etapas, “e na semana passada entregamos a terceira etapa. Lá, nós temos mais de nove infraestruturas esportivas, fizemos uma cobertura na quadra, onde nós ampliamos. Para ter uma ideia, só nessa quadra, nós atendemos hoje a mais de dez modalidades esportivas e é um ambiente de lazer, é um ambiente de cultura, como também um ambiente esportivo, onde toda a comunidade vai para fazer suas atividades físicas, como também praticar suas atividades esportivas”, pondera. 

Secretária falou sobre o incentivo do governador Rafael Fonteles nos atletas piauienses. (Foto: Gilson Rocha)

Piauí no Pódio

Outra novidade anunciada por Josiene Campelo diz respeito ao Programa Piauí no Pódio, onde a secretaria patrocina os atletas em competições regionais, nacionais e internacionais. Nas modalidades individuais, através de passagens aéreas e nas modalidades coletivas, é através de ônibus. Segundo a secretária, a estimativa para esse ano é atender mais de 800 atletas com o programa. 

Para finalizar, Josiene Campelo disse que o governador Rafael Fonteles tem investido muito no esporte piauiense, desde a base em diversas modalidades esportivas, como também o alto rendimento. “Nós já estamos colhendo frutos desse investimento, a partir do momento que nós tivemos excelentes resultados dos nossos atletas no ano de 2023 e estaremos também, eu não tenho dúvida, neste ano de 2024. Então, o governador tem uma visão muito ampla do esporte, sabendo a importância do esporte como uma ferramenta de inclusão social, uma ferramenta também de socialização das nossas crianças enquanto cidadão, como também o alto rendimento para que nós possamos ter mais atletas aí representando o nosso estado”, conclui a secretária.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES