Ouro nas olimpíadas de Londres na categoria ligeiro (48 kg), Sarah Menezes está fora dos Jogos Pan-Americano de Toronto, em julho. Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Judô divulgou os nomes dos atletas para o evento e a paulistana Nathália Brígida estava em seu lugar.
Primeiro ouro no judô feminino e maior atleta olímpica da história do Piauí, Sarah passa por uma fase de altos e baixos nos últimos anos. Em 2014 e 2015, passou quase um ano sem subir ao pódio. O jejum terminou no Campeonato Pan-Americano de Edmonton, disputado no fim de abril - em que ela foi campeã, batendo a vice-campeã mundial argentina Paula Pareto.
Mais não só de tristeza vive o judô brasileiro uma novidade da lista é a presença da peso pesado (+78kg) Maria Suelen Altheman. A atleta operou o joelho no ano passado, após sofrer uma lesão na final do Campeonato Mundial da Rússia, e ainda não voltou a competir. No mesmo Pan-Americano em que Sarah voltou a vencer, a substituta de Suelen, Rochele Nunes, foi a vice-campeã, perdendo apenas para a cubana campeã olímpica Idalys Ortiz.
A seleção brasileira vai se concentrar no hotel Porto Real, em Mangaratiba, Costa Verde do Rio de Janeiro, de 23 de junho a dois de julho, dia em que embarca para o Canadá
Confira a lista completa
Feminino:
Ligeiro (48kg) - Nathália Brigida
Meio-Leve (52kg) - Érika Miranda
Leve (57kg) - Rafaela Silva
Meio-médio (63kg) - Mariana Silva
Médio (70kg) - Maria Portela
Meio-pesado (78kg) - Mayra Aguiar
Pesado (+78kg) - Maria Suelen Altheman
Masculino:
Ligeiro (60kg) - Felipe Kitadai
Meio-Leve (66kg) - Charles Chibana
Leve (73kg) - Alex Pombo
Meio-médio (81kg) - Victor Penalber
Médio (90kg) - Tiago Camilo
Meio-pesado (100kg) - Luciano Correa
Pesado (+100kg) - Rafael Silva