Com uma atuação desastrosa do setor defensivo no primeiro tempo, o São Paulo perdeu por 3 a 0 para o Goiás neste sábado, no Morumbi, e ficou ainda mais distante das primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Carlos Alberto e Rafael Moura (duas vezes) marcaram para o time visitante ainda antes do intervalo, aproveitando falhas da equipe da casa.
O resultado deixou a equipe paulista com 34 pontos, ainda na região intermediária da tabela. Já o Goiás chegou a 24, mas não deixou a zona de rebaixamento.
Com Rodrigo Souto exercendo novamente a função de terceiro zagueiro, o time da casa parecia perdido na marcação. Logo aos 4min, Samuel vacilou e Rafael Moura chutou de fora da área para boa defesa de Rogério Ceni. Mesmo com Marlos e Lucas abertos apoiando Ricardo Oliveira na frente, a equipe tricolor só conseguia assustar com chutes de fora da área.
A defesa são-paulina voltou a falhar aos 23min, e desta vez o Goiás não perdoou. Felipe cruzou da esquerda, Samuel errou ao tentar afastar a bola e deixou de graça para Carlos Alberto, que bateu rasteiro e balançou as redes no Morumbi.
Até Rogério Ceni, destaque do time nas últimas partidas, parecia estar em dia pouco inspirado. Aos 28min, o goleiro se atrapalhou na área e perdeu a bola para Rafael Moura, mas Carleto salvou de cabeça o que seria o segundo gol dos visitantes. Ricardo Oliveira ameaçou no lance seguinte, girando e batendo na rede pelo lado de fora.
Jogando soltos, os goianos ampliaram a vantagem aos 35min. Felipe recebeu na área após falha da linha de impedimento do São Paulo e tocou para o meio; sozinho, Rafael Moura só teve o trabalho de completar para o gol, sem chances para Rogério.
Trocando passes e se aproveitando do nervosismo dos anfitriões, a equipe esmeraldina ainda marcou pela terceira vez antes do intervalo - de novo, após um erro defensivo do time tricolor. Jean perdeu a bola na intermediária, Rafael Moura recebeu pela esquerda e encheu o pé esquerdo para aumentar, calando a torcida no Morumbi.
Os dois treinadores alteraram suas equipes para a segunda etapa. No São Paulo, Sérgio Baresi sacou Jorge Wagner para a entrada do atacante Dagoberto; no Goiás, Jorginho substituiu Carlos Alberto por Jonílson.
O São Paulo teve a primeira oportunidade do segundo tempo aos 2min em cobrança de falta. Rogério Ceni bateu com categoria, mas Harlei defendeu sem problemas. O Goiás mostrou que não voltou desligado do intervalo aos 5min, quando Felipe bateu de fora da área e exigiu excelente intervenção de Rogério.
Muito mal na partida, o zagueiro Samuel deu lugar ao meio-campista Cleber Santana no São Paulo. A equipe tricolor, porém, não melhorou o toque de bola. Aos 12min, Carleto arriscou de longe e Harlei trabalhou bem na meta esmeraldina.
O goleiro do Goiás, então, passou a brilhar para evitar a reação dos donos da casa. Aos 22min, Marlos fez jogada individual e parou em boa defesa do camisa 1; no minuto seguinte, Dagoberto bateu escanteio e Alex Silva cabeceou firme, mas Harlei voou e espalmou; na sequência, em outro escanteio, Cleber Santana desviou e o goleiro salvou de novo.
Já no fim da partida, a última chance parou novamente nas mãos de Harlei. Dagoberto bateu falta com violência e o goleiro fez grande defesa para garantir os 3 a 0 para a equipe visitante.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 0 x 3 Goiás
Gols
Goiás: Carlos Alberto, aos 23min, e Rafael Moura, aos 35min e aos 46min do 1º tempo
Esquema Tático do São Paulo
3-4-3
Rogério Ceni; Rodrigo Souto, Alex Silva e Samuel (Cleber Santana); Jean, Casemiro, Jorge Wagner (Dagoberto) e Thiago Carleto; Lucas, Ricardo Oliveira e Marlos. Técnico: Sérgio Baresi
Esquema Tático do Goiás
3-5-2
Harlei; Ernando, Rafael Toloi e Marcão (Jones); Wendel, Amaral, Wellington Monteiro, Carlos Alberto (Jonílson) e Júnior; Felipe (Romerito) e Rafael Moura. Técnico: Jorginho
Cartões amarelos
São Paulo: Jorge Wagner, Alex Silva e Casemiro
Goiás: Marcão, Wellington Monteiro, Júnior e Wendel
Árbitro
Célio Amorim (SC)
Local
Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)