Por anos, Philippe Coutinho e Neymar foram estrelas e referências da seleção brasileira, chegando a disputar juntos a Copa do Mundo de 2018. Neste domingo, os ícones de uma geração se enfrentam pela segunda vez na carreira — a primeira em solo brasileiro — quando o Vasco, de Coutinho, visita o Santos, de Neymar, no Morumbi, pela 20ª rodada da Série A, às 16h.
Hoje com 33 anos, ambos voltaram aos clubes que os revelaram. Para Coutinho, o retorno ao Vasco no ano passado, time que deixou em 2010 rumo à Itália, representou a realização de um desejo pessoal e familiar, mesmo estando longe da seleção.
Apesar de ambos terem jogado na Europa e pelo Barcelona, Coutinho e Neymar nunca atuaram juntos no Velho Continente. Enfrentaram-se apenas na final da Liga dos Campeões de 2020, quando o Bayern de Munique venceu o PSG por 1 a 0.
Coutinho entrou como reserva no segundo tempo, enquanto Neymar foi titular e referência do PSG. O gol da vitória, de Coman, saiu nove minutos antes de Coutinho entrar.
O jogo de hoje será no Morumbi, em acordo de reciprocidade entre Santos e São Paulo. O Peixe, lutando para se afastar da zona de rebaixamento, não terá o zagueiro João Basso, lesionado. O Vasco, buscando sair do Z4, terá a ausência do atacante Vegetti, suspenso. David, GB e a opção de usar Rayan no centro com Garré na direita são alternativas.