O Santos Futebol Clube informou, na noite desta sexta-feira (25/7), que registrou um boletim de ocorrência contra o torcedor Alex Sander Silva, envolvido em uma discussão com o atacante Neymar Jr. A confusão ocorreu após a derrota do Peixe para o Internacional por 2 a 1, na Vila Belmiro, na última quarta-feira (23/7), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em nota oficial, o clube paulista afirmou que apurou “possíveis irregularidades na aquisição do ingresso por parte do adepto”. De acordo com o comunicado, Alex Sander teria entrado no estádio utilizando documentos que não lhe pertencem. “Conforme registros do programa Sócio Rei e do sistema de biometria, ele acessou a Vila Belmiro de forma indevida e, inclusive, não é sócio do Santos Futebol Clube”, destacou a nota.
Diante da situação, o clube comunicou o caso às autoridades competentes e reforçou que a medida foi tomada com base no Estatuto do Torcedor, que responsabiliza indivíduos que usam meios fraudulentos para acessar eventos esportivos. O Santos aguarda a conclusão da apuração pela Polícia Civil para se pronunciar novamente sobre o caso.
“O sistema de reconhecimento facial foi implementado justamente para garantir a segurança e integridade de atletas, colaboradores e torcedores que frequentam o estádio para apoiar ou trabalhar pelo Santos Futebol Clube”, finaliza o comunicado.
Entenda o caso
A polêmica teve início logo após o apito final da partida entre Santos e Internacional, na última quarta-feira (23/7), na Vila Belmiro. Ainda em campo, Neymar Jr. discutiu com um torcedor posicionado próximo ao gramado. O camisa 10 do Peixe reagiu verbalmente: “Vai tomar no c*, rapaz”, “Cala a sua boca”, “Tô dando a vida aqui, arrombado”.
O episódio repercutiu rapidamente, e Neymar se manifestou nas redes sociais para se defender das críticas. O atacante afirmou que sua reação foi resultado de ofensas graves vindas do torcedor, que teriam ultrapassado os limites da crítica esportiva.
“No calor da emoção, é difícil controlar os sentimentos quando você é ofendido de forma injusta”, escreveu Neymar. “Jamais vou discutir com o torcedor quando ele me cobra dentro de campo. Ele tem todo o direito de vaiar. Mas me ofender, falar que sou mercenário junto com meu pai, falar da minha família e amigos… desculpa, mas é difícil controlar!”
O jogador reforçou seu compromisso com o clube: “Vim ao Santos para ajudar da melhor forma possível, dentro e fora de campo. E no dia em que a torcida achar que não posso mais ajudar ou que estou prejudicando o clube, eu mesmo pegarei minhas coisas e sairei.”
Neymar concluiu reafirmando seu amor pelo time: “O Santos é uma das minhas maiores paixões. Enquanto eu tiver forças, vou correr, lutar e até brigar para colocar o Santos onde merece estar.”