Santos bate Universidad do Chile por 2 a 0, leva Recopa e salva semestre tenebroso

O empate sem gols no jogo de ida em Santiago trouxe emoção para o duelo no Pacaembu.

Avalie a matéria:
Apesar de ter perdido um pênalti de novo, Neymar fez gols e distribuiu dribles | Terra

O Santos levou a sério a decisão da Recopa e foi recompensado. O time tratou a conquista inédita como fundamental, e salvou o segundo semestre tenebroso, pela campanha ruim no Brasileiro, com a vitória por 2 a 0 contra o Universidad do Chile-CHI, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu. Neymar, que assim como do jogo de ida, desperdiçou uma cobrança de pênalti, foi o autor do primeiro gol, enquanto Bruno Rodrigo ampliou.

O empate sem gols no jogo de ida em Santiago trouxe emoção para o duelo no Pacaembu. O troféu, disputado sob o formato atual desde 89, complementa a conquista da Libertadores em 2011 - o Universidad foi o adversário por conta do título conquistado na Sul-Americana no ano passado. É também a segunda vez que o Santos conquista uma recopa, já que em 1968 faturou a Supercopa Sul-Americana, que tinha formato diferente do título conquistado nesta quarta.

No início da partida, o time chileno parecia estar jogando em casa no Pacaembu. Com marcação à frente da linha do meio-campo, e saída rápida para o ataque, o Santos foi dominado taticamente, e viveu de jogadas isoladas de Neymar.

Com o passar do tempo, o time alvinegro foi ganhando confiança, e passou a equilibrar o confronto. E quando Neymar contou com ajuda coletiva, conseguiu marcar um belo gol. Aos 27min, a jogada que começou com Leo e passou por Felipe Anderson, terminou com uma tabela do camisa 11 com André, e a finalização no canto direito de Johnny Herrera.

Neymar seguiu com o domínio das ações ofensivas do Santos, e criou sozinho a oportunidade do segundo gol. Aos 44min, escapou pela direita, encarou o marcador e foi derrubado na área em pênalti claro. O atacante, que já havia desperdiçado uma cobrança no jogo de ida no Chile, voltou a falhar, pois viu Johnny Herrera defender o chute.

O desperdício do pênalti foi o último ato do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Santos manteve a mesma postura e apostava principalmente no poder da decisão de Neymar, que abusava das jogadas individuais. Em uma delas, deu um chapéu em Martinez e levantou o Pacaembu.

Mesmo assim, a Universidad de Chile ainda era um time perigoso e buscava os contra-ataques para surpreender a defesa santista. Os chilenos tiveram duas boas oportunidades que foram desperdiçadas debaixo do gol do Rafael, em lances de falha defensiva do Santos que enlouqueceram Muricy.

O Santos seguiu superior nos instantes finais do duelo, especialmente depois de ter ampliado o placar, com Bruno Rodrigo, aos 15min, após cobrança de falta de Felipe Anderson. Foi o gol que selou o resultado e deu à equipe da Vila Belmiro seu segundo título na temporada, a inédita taça da Recopa Sul-Americana.

Ficha técnica

SANTOS 2 x 0 UNIVERSIDAD DO CHILE

Gols

SANTOS:

Neymar, aos 27min do 1º tempo; e Bruno Rodrigo, aos 15min do 2º tempo

SANTOS: Rafael; Bruno Peres (Éwerthon Páscoa), Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Gérson Magrão); Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Patito Rodríguez (Miralles); Neymar e André

Treinador: Muricy Ramalho

UNIVERSIDAD DO CHILE: Herrera; Gonzalez, Acevedo (Magalhães), Rojas e Mena; Martinez, Rodríguez (Castro), Aránguiz (Marino) e Ubilla; Gutiérrez e Lorenzetti

Treinador:

Cartões amarelos

SANTOS: Adriano e Durval

UNIVERSIDAD DO CHILE: Rojas, Martínez, Gonzalez e Lorenzetti

Árbitro

Martín Vázquez (URU)

Local

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES