Samuel Lino desembarcou no início da tarde desta terça-feira (29) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, para concretizar sua transferência ao Flamengo. O voo chegou com cerca de três horas de atraso em relação ao horário previsto, mas ainda assim alguns torcedores rubro-negros marcaram presença para recepcionar o atacante.
O jogador partiu de Madri, na Espanha, após resolver pendências burocráticas em Portugal. Ele fez escala em São Paulo, onde se encontrou com seu empresário, e seguiu para o Rio para iniciar os trâmites finais da contratação.
Logo após a chegada, Lino seguiu para um hotel e, em seguida, iniciou a bateria de exames médicos. À tarde, ele visita o Ninho do Urubu para concluir os testes físicos, assinar contrato e conhecer as instalações do clube. O atacante também terá reuniões com o diretor executivo José Boto e com o técnico Filipe Luís. O vínculo será de três anos e meio, com término previsto para o fim de 2028.
Investimento histórico
A contratação de Samuel Lino foi fechada na última sexta-feira (26). O Flamengo convenceu o jogador a retornar ao Brasil com uma proposta salarial robusta, além de negociar diretamente com o Atlético de Madrid, clube que desejava liberar o atleta para abrir uma vaga de estrangeiro no elenco.
Os valores chegam a 24 milhões de euros, sendo 22 milhões fixos (cerca de R$ 143 milhões) e mais 2 milhões de euros (R$ 13 milhões) condicionados a metas. Com isso, Lino se tornará a contratação mais cara da história do Flamengo.
Apesar do interesse de clubes como Napoli (Itália) e Sporting (Portugal), a proposta rubro-negra foi a que mais agradou o Atlético, que receberá parte do pagamento à vista e o restante em duas parcelas, previstas para janeiro e julho de 2026.
De volta às origens
Mesmo preferindo seguir na Europa, Samuel Lino enxerga no Flamengo uma oportunidade de se aproximar da seleção brasileira comandada por Carlo Ancelotti. Revelado no futebol profissional pelo São Bernardo, o atacante teve uma rápida passagem pela base do Flamengo, sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018.