Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, oficializou neste domingo (19) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com apoio de 25 das 27 federações estaduais — apenas São Paulo e Mato Grosso ficaram de fora — e respaldo de 10 clubes, ele será o único candidato na eleição marcada para o dia 25, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
A candidatura de Xaud inviabiliza a do presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, que contava com o apoio de aproximadamente 30 clubes, mas apenas duas federações estaduais. De acordo com o estatuto da CBF, o registro de uma chapa exige o apoio mínimo de oito federações, o que impediu Bastos de formalizar sua participação no pleito.
Com a chapa registrada, não é mais possível que federações ou clubes migrem de lado ou apoiem outro candidato, salvo em caso de intervenção judicial. Aos 41 anos, Samir Xaud — médico de formação — caminha para ser eleito presidente da CBF sem concorrência, em um processo que reforça o poder das federações estaduais na estrutura de decisão da entidade máxima do futebol brasileiro.