SEÇÕES

Saiba quem é o “Haaland do Sertão”, jogador que renovou com o Bahia com multa de R$ 617 milhões

Atacante Dell, de 17 anos, é destaque da base tricolor e desperta interesse de clubes europeus

Dell é o destaque das categorias de base do Bahia | Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Siga-nos no

O Bahia anunciou, nesta segunda-feira (3), a renovação de contrato do atacante Dell, de 17 anos, uma das principais promessas das categorias de base do clube. Conhecido carinhosamente como o “Haaland do Sertão”, o jovem firmou vínculo até o fim de 2028, com uma multa rescisória de 100 milhões de euros, o equivalente a R$ 617 milhões na cotação atual.

Dell ganhou o apelido dos torcedores pela semelhança física e pelo faro de gol com o atacante Erling Haaland, astro do Manchester City. O jovem talento será um dos destaques do Tricolor na Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição em que o Bahia estreia neste sábado (4), contra o Sergipe, às 17h (de Brasília), em Capivari.

Dell renova contrato com o Bahia até 2028 — Foto: Divulgação / EC Bahia 

A origem do “Haaland do Sertão”

Natural do interior da Bahia, Dell começou a chamar atenção nas divisões de base do clube com suas atuações decisivas. Na temporada passada, liderou o time sub-17 na conquista do Campeonato Baiano da categoria e, logo depois, foi promovido ao elenco sub-20.

As boas atuações renderam também convocação para a Seleção Brasileira sub-16, onde terminou o Sul-Americano como artilheiro, com dois gols em quatro partidas. Em entrevista à ESPN, o atacante comentou sobre o apelido e revelou as suas inspirações dentro de campo.

“Fico muito feliz por receber esse apelido. O Haaland é inspiração para muitos. É um cara que gosto de assistir pelos posicionamentos, tanto fora quanto dentro da área. Além dele, um atacante que eu sempre acompanhei desde a base é o Marcos Leonardo, revelado pelo Santos. Gosto de ver ele jogar”, disse Dell.

Joia valorizada e observada na Europa

O talento precoce de Dell não passou despercebido. Clubes como Manchester City e Milan já monitoram o jogador, de acordo com informações de bastidores. Para se resguardar, o Bahia, que pertence ao Grupo City, fez questão de blindar o atleta com uma multa milionária.

“Todo jogador pensa em jogar em alto nível na Europa. Tenho esse sonho, especialmente de defender o Manchester City, que para mim é o melhor clube do mundo. Mas acredito que tudo vai acontecer naturalmente. Antes disso, quero conquistar títulos e virar ídolo aqui no Bahia”, afirmou o jovem atacante.

A conexão entre Dell e o clube inglês é natural: desde março de 2023, o Bahia é controlado pelo Grupo City, o mesmo conglomerado que administra o Manchester City.

Haaland do Sertão ganhou títulos pela categoria de base do Bahia - Foto: Reprodução

Projeto de base ambicioso

O Grupo City tem como meta transformar as categorias de base do Bahia em uma das mais estruturadas do país até 2033. O projeto é liderado por Marcelo Teixeira, ex-diretor do Athletico-PR e do Fluminense, onde participou da formação de craques como Pedro, Gerson, André, João Pedro e Evanilson.

Com apenas 17 anos, Dell é considerado o símbolo dessa nova fase do Tricolor. O atacante já treina com o time principal e demonstra maturidade ao falar sobre o processo de transição para o futebol profissional.

“Eu sei das diferenças entre a base e o profissional. Tudo tem o seu tempo. Mas estou me desenvolvendo, treinando forte e me sinto preparado. Quando chegar a hora, quero estar pronto para ajudar o Bahia”, afirmou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também