Segundo levantamento, o valor estimado que um árbitro ganha, por partida, no Brasil, fica entre R$ 2 mil e R$ 4,2 mil - a quantia é paga, além da importância do jogo, conforme o quadro que o juiz pertence, se é nível FIFA, CBF ou quadro básico.
Existem, basicamente, três gradações de arbitragem no futebol brasileiro, que são os quadros dos quais os árbitros fazem parte. A maior classificação é fazer parte do quadro da FIFA, a segunda maior é fazer parte do quadro da CBF e a terceira é do chamado quadro básico.
Lembrando que o juiz de futebol que faz parte do quadro da FIFA também faz parte do quadro da CBF — e do básico, obviamente.
Quanto maior a avaliação de um árbitro, mais dinheiro ele pode ganhar numa partida, contato que ela seja de competições de maior prestígio. Uma partida da Série A do Brasileirão, por exemplo, paga mais do que da Séries B, C e D, mas menos do que uma da Libertadores.
Da mesma maneira, uma partida das fases iniciais da Copa do Brasil paga menos que uma rodada da Série A, mas a final do torneio é a que mais paga em todo o calendário do futebol brasileiro. (Foto: Alexandre Schneider-Getty Images)