O Flamengo só volta a campo pelo Campeonato Carioca no próximo fim de semana, mas encerrou a penúltima rodada em um cenário mais favorável. A derrota do Maricá para o Volta Redonda e o empate entre Madureira e Vasco, nesta segunda-feira, ampliaram as chances de classificação do Rubro-Negro às quartas de final. Ainda assim, o time depende de uma combinação de resultados para avançar ao mata-mata.
Embora uma vitória simples sobre o Sampaio Corrêa, no sábado, no Maracanã, não garanta a vaga, o contexto é mais positivo do que o vivido semanas atrás.
Com quatro pontos no Grupo B, o Flamengo ocupa a quinta colocação, fora da zona de classificação, mas pode chegar a sete pontos, mesma pontuação atual do Boavista, segundo colocado. O Botafogo, com nove, lidera a chave e já está classificado.
O que o Flamengo precisa para se classificar
Para avançar às quartas de final, o Flamengo precisa vencer o Sampaio Corrêa na última rodada e contar com ao menos uma das seguintes combinações:
Madureira
- Precisa perder na última rodada
- Flamengo deve tirar três gols de saldo
- Jogo: Volta Redonda (Raulino de Oliveira)
Boavista
- Precisa perder na última rodada
- Flamengo deve tirar dois gols de saldo
- Jogo: Bangu (Moça Bonita)
Nova Iguaçu
- Precisa tropeçar (empate ou derrota)
- Jogo: Portuguesa (Luso-Brasileiro)
E se o Flamengo empatar?
Existe a possibilidade de classificação com um empate, mas o cenário é considerado extremamente improvável. Para isso, o Nova Iguaçu teria de perder por cinco ou mais gols de diferença sem marcar nenhum gol.
Atualmente, o Nova Iguaçu tem saldo zerado, enquanto o Flamengo possui saldo negativo de quatro gols. Assim, para avançar com um empate, o placar entre Flamengo e Sampaio Corrêa teria de ser, no mínimo, um empate com muitos gols, como 4 a 4, desde que o Nova Iguaçu não balance as redes diante da Portuguesa.
Critérios de desempate
De acordo com o regulamento do Campeonato Carioca, os critérios de desempate são, nesta ordem:
- maior número de vitórias;
- maior saldo de gols;
- maior número de gols marcados;
- menor número de cartões amarelos (cartões vermelhos equivalem a três amarelos);
- sorteio público na sede da Federação, em data e horário a serem definidos.
Cenário de eliminação
Em caso de derrota para o Sampaio Corrêa, o Flamengo será automaticamente eliminado da competição e disputará o Grupo X, quadrangular que define os rebaixados.
O Flamengo enfrenta o Sampaio Corrêa no sábado, às 21h, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca. Antes disso, na quarta-feira, o time entra em campo contra o Internacional, às 19h, pelo Brasileirão. As duas partidas serão disputadas no Maracanã.