Saiba como evitar problemas no joelho ao correr

Fortalecer os músculos do quadril e amenizar impacto é o ideal

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O joelho é a articulação que mais sofre com lesões, majoritariamente relacionadas a sobrecarga, como a tendinite patelar. Apesar da corrida ser um esporte considerado de “alto nível de impacto”, há a possibilidade de tomar algumas medidas preventivas que amenizem o estresse sobre a articulação e mante-la saudável. 

Segundo a fisioterapeuta Raquel Castanharo, a melhor maneira de correr é levando em consideração a mecânica do nosso corpo, e é com passadas mais curtas. Quanto mais próximo do troco o pé aterrisar durante a corrida, menor será a sobrecarga sobre o joelho.

Outra dica é treinar a agilidade muscular.  Muitas vezes uma pessoa tem o músculo da coxa forte porém com contração lenta, e o joelho acaba sofrendo com isso. Exercícios dinâmicos são interessantes para esse treino de agilidade, como saltitou e agachamentos.

Outra maneira de prevenção de lesões no joelho é tentar correr fazendo o menor barulho possível ao aterrisar no chão. A melhor forma é aterrisar primeiro com o pé médio do pé no chão e não o calcanhar. Muito menos a ponta do pé. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES