Rodrigo Pantera fez história no último sábado ao se sagrar campeão da categoria amadora do Classic Physique Open C e também conquistar o título Overall – que reúne os vencedores de todas as subcategorias – na quinta edição do Mr. Olympia Brasil. Com a conquista, o baiano garantiu o Pro Card, certificação que permite disputar os principais torneios internacionais de fisiculturismo.
Nascido em um povoado de Brejões, no interior da Bahia, Rodrigo vem de origem humilde. Antes de se tornar atleta profissional, trabalhou como feirante, pedreiro e repositor de mercado. O reconhecimento começou de forma inusitada: por meio de postagens despretensiosas em redes sociais, o então feirante compartilhou sua rotina de treinos e dietas de maneira divertida, conquistando quase seis milhões de seguidores no TikTok.
“Levei cinco anos trabalhando na feira, depois trabalhei como pedreiro e repositor no mercado. Depois disso, decidi seguir a minha carreira. Com fé e coragem, busquei viver do que estou vivendo agora: ser atleta e influenciador. É gratificante, mas sei que posso chegar ainda mais alto”, disse Pantera ao ge, momentos antes de subir ao palco do Mr. Olympia Brasil 2025.
Ao contrário da maioria dos influenciadores fitness, Pantera se destacou por mostrar uma rotina humilde, sem contratos milionários com marcas de suplementos. Em um de seus vídeos mais populares, aparece comprando 15 kg de sobrecoxa de frango, comemorando cada quilo extra. A publicação já soma mais de dois milhões de curtidas. Outro sucesso foi sua explicação da receita da “aveia gelada”, que alcançou 1,2 milhão de curtidas e mais de 20 mil comentários, muitos elogiando sua paciência e simpatia.
Rodrigo Pantera foi campeão do Mr. Olympia Brasil 2025 — Foto: Reprodução/Instagram
“Não consigo me acostumar com a quantidade de pessoas que me acompanham e se inspiram em mim. Sou influenciador, pai, marido e, em breve, espero ter minha própria academia. Não quero voltar para quem eu era”, afirmou Pantera. Atualmente, ele vive em São Paulo com a esposa e a filha, enquanto seus pais permanecem no povoado KM100, em Brejões.Pro Card e o sonho internacional
O Pro Card, concedido pela Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB), transforma o atleta em profissional, permitindo competir em eventos de prestígio mundial. Após conquistar o título, Rodrigo já projeta disputar o Mr. Olympia ao lado de seu ídolo, Ramon Dino.
“Todo atleta quer vencer. Não estou dizendo que vou ganhar do Ramon, mas quero competir com ele. Que o árbitro decida quem é o campeão. Sou muito fã e, se Deus quiser, representarei o Brasil ao lado dele”, afirmou.
Para garantir participação na próxima edição do Mr. Olympia, Pantera precisará conquistar dois títulos internacionais reconhecidos pela IFBB. Até o ano passado, bastava apenas um título para garantir a vaga, como aconteceu com Ramon Dino.