O polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa nesta segunda-feira (17). É a segunda vez que o atacante do Bayern de Munique, da Alemanha, vence o prêmio.
Alexia Putellas, atleta do Barcelona, foi eleita melhor jogadora. Ela é a primeira mulher espanhola a ganhar o prêmio.
A transmissão foi realizada sem público, na cidade de Zurique, na Suíça.
A FIFA levou em consideração o período de 8 de outubro de 2020 a 7 de agosto de 2021 para determinar os vencedores.
Os prêmios de melhor jogador e jogadora são definidos por um júri internacional composto, respectivamente, pelos atuais treinadores de todas as seleções nacionais femininas/masculinas (um por equipe), os atuais capitães de todas as seleções nacionais femininas/masculinas (um por equipe), um jornalista especializado de cada território representado por uma seleção nacional e torcedores cadastrados no FIFA.com.
Em 2021, Lewandowski quebrou o recorde de mais gols marcados em uma temporada do Campeonato Alemão.
O egípcio Mohamed Salah completa o top 3 na disputa pelo prêmio da Fifa. Apesar do Liverpool não ter conquistado títulos na última temporada, o ponta-direita se destacou na temporada e foi o primeiro jogador dos Reds a marcar mais de 20 gols em três temporadas da Premier League seguidas.
VEJA TODOS OS PREMIADOS PELA FIFA
Cristiano Ronaldo recebe o prêmio especial masculino da Fifa, com o feito de maior artilheiro de todas as seleções.
Alexia Putellas é eleita a melhor jogadora do mundo
Seleção FIF PRO (masculina)
- Goleiro: Donnarumma
- Defensores: Rúben Dias, Bonucci e Alaba
- Meio-campistas: Kanté, Jorginho e De Bruyne
- Atacantes: Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo
Seleção FIF PRO (feminina)
- Goleira: Christiane Endler
- Defensoras: Bronze, Renard, Bright, Eriksson
- Meio-campistas: Banini, Lloyd, Bonanser
- Atacantes: Miedema, Marta, Alex Morgan
Thomas Tuchel é mais um representante do Chelsea. O alemão supera Pep Guardiola e Roberto Mancini e conquista o prêmio de melhor treinador.
A inglesa Emma Hayes, do Chelsea, supera o espanhol Lluís Cortés, do Barcelona e a holandesa Sarina Wiegman, conquistando o prêmio de melhor treinador(a) do futebol feminino.
O prêmio Fair Play é entregue à seleção dinamarquesa e a equipe médica da Dinamarca pelo socorro prestado a Christian Eriksen na estreia da Eurocopa.
Erik Lamela desbanca os finalistas Mehdi Taremi e Patrik Schick e conquista o prêmio Puskas, com o gol mais bonito do ano. Ele marcou de letra num clássico entre Tottenham e Arsenal.
Édouard Mendy é eleito o melhor goleiro do mundo, superando Gianluigi Donnarumma e Manuel Neuer.
A chilena Christiane Endler supera Stephanie Lynn Marie Labbé e Katrin Berger e conquista o prêmio de melhor goleira do mundo.