SEÇÕES

Rio-Niterói consegue virar votos na eleição para sede do Pan 2031, diz presidente do COB

Presidente do COB revela apoio de Lula e avanço na disputa contra Assunção; decisão será no dia 10, em Santiago

Presidente do COB, Marco La Porta, durante o Pan Júnior de Assunção 2025 | Foto: Grazie Batista/COB
Siga-nos no

A candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 ganhou força nas últimas semanas, segundo o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta. Antes atrás na disputa contra Assunção, no Paraguai, o Brasil conseguiu reverter votos estratégicos com ajuda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O cenário agora é bom. A gente entrou na briga efetivamente a partir do Pan Júnior de Assunção. Quando a gente chegou lá, estava 70% a 30% para eles. Hoje, eu diria que está 55% a 45% para a gente”, afirmou La Porta em entrevista ao ge.

Apoio político decisivo

Segundo o dirigente, o envolvimento direto do presidente Lula foi fundamental para a mudança no cenário.

“O presidente Lula se empenhou, pessoalmente. Ele fez um trabalho importante, revertemos alguns votos que eram deles, por causa da ligação do presidente Lula”, disse.

A participação de Lula na Assembleia da ONU, em setembro, também contribuiu para fortalecer a posição brasileira diante dos países votantes.

Estratégia do COB

O COB aposta no legado técnico como diferencial da candidatura, já que a infraestrutura esportiva herdada do Pan de 2007 e das Olimpíadas de 2016 já está pronta.

“O que a gente tem agora é um legado técnico. Queremos o Centro de Treinamento do COB com pista de atletismo, alojamento e refeitório. É uma forma de vender esse intercâmbio esportivo e trazer seleções das Américas para treinar aqui”, explicou La Porta.

O diretor-geral do COB, Emanuel Rego, viajou pela América Central para conquistar votos. Também participaram da campanha representantes das prefeituras do Rio e de Niterói, como os vice-prefeitos Eduardo Cavaliere e Isabel Swan.

Esporte como aliado diplomático

Além da política, modalidades esportivas também têm ajudado a abrir portas. O críquete, por exemplo, vem sendo usado como trunfo para conquistar o Caribe.

“É todo o interesse nosso que tenha o críquete no Pan. O Matt (Featherstone, CEO da Confederação Brasileira de Críquete) está conversando com os países e revertendo votos por causa disso”, contou o presidente do COB.

O futebol também entrou na jogada, com articulações junto a países como Jamaica e Guiana. O COB ainda tentou levar grandes nomes como Marta e Ronaldo para a reta final da campanha, mas a agenda dos atletas dificultou a participação.

Estrutura já definida

Caso seja escolhida, a candidatura prevê atletismo no Engenhão, com adequações no gramado, e esportes de praia em Niterói, como vôlei de praia e surfe.

A decisão da PanAm Sports sobre a sede de 2031 acontece no próximo dia 10 de outubro, em Santiago, no Chile.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também