SEÇÕES

Repescagem da Copa do Mundo 2026: veja quais são os países que ainda brigam por vaga

Europa e repescagem mundial reúnem 22 seleções em março para decidir seis vagas no Mundial dos EUA, México e Canadá

Seleção da Bolívia comemora acesso à repescagem da Copa do Mundo 2026 | Foto: Buda Mendes/Getty Images
Siga-nos no

Vinte e duas seleções ainda brigam pelas seis últimas vagas restantes para a Copa do Mundo de 2026. As definições vão acontecer em março do ano que vem, por meio da repescagem europeia e da repescagem mundial. O desfecho dessas disputas completa o cenário do torneio que será disputado nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e define todos os possíveis adversários no caminho do Brasil rumo ao hexa.

Gianni Infantino no sorteio da repescagem europeia - Foto: Divulgação 

repescagem europeia

A repescagem da Europa é a que oferece o maior número de vagas: quatro ao todo, disputadas por 16 seleções. Entre elas está a Itália, tetracampeã mundial, que tenta voltar a disputar uma Copa após ficar fora das edições de 2018 e 2022. O formato será de mata-mata em jogos únicos, com semifinais e final dentro de cada chave.

Doze seleções chegaram à repescagem europeia por terem sido segundas colocadas em seus grupos das Eliminatórias: Itália, Albânia, Eslováquia, Ucrânia, Irlanda, Polônia, República Tcheca, Turquia, Kosovo, Bósnia, País de Gales e Dinamarca. As outras quatro vagas ficaram com seleções que tiveram bom desempenho na Liga das Nações: Irlanda do Norte, Suécia, Romênia e Macedônia do Norte.

Itália perdeu para a Noruega e terá que disputar a repescagem da Copa do Mundo - Foto: Alessandro Sabattini - FIGC/FIGC via Getty Images 

As 16 equipes foram distribuídas em quatro potes. O cruzamento seguiu o modelo Pote 1 x Pote 4 e Pote 2 x Pote 3, com os vencedores avançando para a decisão da chave. Apenas o campeão de cada chave garante vaga direta na Copa.

Os confrontos ficaram organizados assim: na Chave A, Itália enfrenta a Irlanda do Norte, enquanto País de Gales e Bósnia duelam na outra semifinal. Na Chave B, os jogos são Ucrânia x Suécia e Polônia x Albânia. A Chave C terá Turquia x Romênia e Eslováquia x Kosovo. Já a Chave D reúne Dinamarca x Macedônia do Norte e República Tcheca x Irlanda. As equipes marcadas como mandantes terão a vantagem de jogar em casa. As partidas acontecem nos dias 26 e 31 de março de 2026.

Repescagem mundial vale duas vagas no torneio

Além da Europa, outras duas vagas na Copa serão definidas pela repescagem mundial, que reúne seleções de diferentes confederações. Estão na disputa: Bolívia (América do Sul), República Democrática do Congo (África), Iraque (Ásia), Nova Caledônia (Oceania), além de Suriname e Jamaica (América Central e do Norte).

Repescagem mundial para a Copa do Mundo - Foto: Reprodução/FIFA/X 

As semifinais já estão definidas. Na Chave 1, Jamaica enfrenta a Nova Caledônia. Na Chave 2, o confronto é entre Suriname e Bolívia, um duelo que envolve um vizinho direto do Brasil no continente sul-americano.

Os vencedores das semifinais avançam para as finais. A República Democrática do Congo, por ser a seleção melhor ranqueada no ranking da Fifa entre os envolvidos, já está garantida na final da Chave 1, à espera de Jamaica ou Nova Caledônia. Na outra decisão, o Iraque, também beneficiado pelo ranking, aguarda quem passar de Suriname x Bolívia. Apenas as duas campeãs das chaves se garantem na Copa do Mundo de 2026, completando as 48 seleções do torneio.

Meschack Elia, da RD Congo, comemorando seu gol sobre a Nigéria - Foto: Reprodução/Instagram/@fecofadrc 

O sorteio da Copa do Mundo acontece nesta sexta-feira, a partir das 14h (de Brasília), em Washington, e o calendário detalhado do torneio será divulgado oficialmente no dia seguinte. Com isso, o Brasil passará a conhecer com clareza todos os obstáculos que terá pela frente na busca pelo sexto título mundial.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também