O Palmeiras identificou, nesta quinta-feira (10), o torcedor responsável por realizar gestos de cunho racista direcionados à torcida do Cerro Porteño durante a vitória por 1 a 0 pela segunda rodada da Libertadores, na noite de quarta-feira (9). A identificação foi possível graças ao sistema de biometria facial e às câmeras de segurança do Allianz Parque.
Após a identificação, o clube enviou uma notificação extrajudicial ao torcedor, informando as sanções aplicadas. Ele foi bloqueado do sistema de venda de ingressos para jogos em que o Palmeiras é mandante e também excluído do programa de sócios Avanti.
Torcedor será penalizado
Além disso, o clube irá acionar judicialmente o indivíduo para que ele arque com eventuais prejuízos financeiros e esportivos, caso o Palmeiras venha a ser punido pela Conmebol em decorrência da conduta. O Código Disciplinar da entidade prevê multa mínima de US$ 100 mil em casos de discriminação.
O clube também registrou um Boletim de Ocorrência junto ao DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva), para que o caso seja devidamente investigado. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o Palmeiras emitiu nota pública repudiando o gesto.
O episódio foi registrado em vídeo e circula nas redes sociais. As imagens mostram um torcedor localizado no setor Gol Sul do estádio se virando para a arquibancada onde estavam os torcedores do Cerro Porteño, no anel superior do Allianz Parque, e fazendo gestos de natureza racista em direção aos paraguaios.