A skatista maranhense Rayssa Leal é finalista da etapa de Las Vegas da Street League Skateboarding (SLS). A jovem de apenas 14 anos entrará na pista neste sábado para as finais, a partir das 17h. Caso vença a terceira etapa da Liga Mundial, ela se tornará a segunda maior vencedora de etapas da SLS na história — entre homens e mulheres.
Apesar de ainda buscar seu primeiro título mundial, Rayssa Leal já é a brasileira com mais conquistas de etapas da SLS. São cinco ao todo. Se vencer em Las Vegas, igualará ao japonês Yuto Horgiome — caso o mesmo não triunfe no masculino neste sábado — como os segundos maiores campeões da história da Liga Mundial.
"Eu adoro competir o SLS! Subir no pódio é sempre muito bom, mas o mais legal é a energia do evento. É me divertir com as meninas e poder jogar manobras novas e me divertir mesmo", afirmou Rayssa em reportagem de O Globo.
Além de Rayssa Leal, também vão representar o Brasil no feminino, as skatistas Pâmela Rosa e Gabi Mazetto. Enquanto a medalhista olímpica ficou em primeiro lugar nas semifinais, a bicampeã mundial ficou em 3º e Gabi, em 7º. A australiana Chloe Covell, convidada pela organização, ficou em segundo lugar e chamou a atenção do público.
O líder é o norte-americano Nyjah Huston, maior vencedor da Street League, com 24 etapas conquistadas no total. Curiosamente, Pâmela Rosa venceu três etapas, sendo duas delas que lhe coroam como campeã mundial.
Vitórias em etapas na SLS
Nyjah Huston - 24 vitórias
Yuto Horigome - 6 vitórias
Rayssa Leal - 5 vitórias
Shane O’Neill, Paul Rodriguez, Pâmela Rosa - 3 vitórias
Sean Malto, Luan Oliveira, Chris Cole, Leo Baker - 2 vitórias
Kelvin Hoefler, Gustavo Ribeiro, Dashawn Jordan, Jagger Eaton, Aori Nishimura, Jenn Soto, Letícia Bufoni - 1 vitória
Grande final acontecerá em novembro no Rio de Janeiro
A etapa de Las Vegas será a última antes do Super Crown, a grande final da SLS, que vai acontecer no Rio de Janeiro nos dias 5 e 6 de novembro. Também será decisiva para já garantir as quatro melhores colocadas da Liga Mundial direto na decisão, sem a necessidade de disputar as semifinais.
Por ter vencido as duas etapas anteriores, Rayssa Leal é a líder com 200 pontos e dificilmente não ficará com uma das vagas. Assim como Pâmela Rosa, segunda colocada com 175. As japonesas Yumeka Oda e Momiji Nishiya, com 168 e 163 pontos, respectivamente, completam o G-4.
Com informações de O Globo