A delegação brasileira de judô fechou sua participação no Grand Prix de Tbilisi com uma medalha de ouro. Na manhã deste domingo, o judoca Rafael Macedo subiu ao lugar mais alto do pódio ao derrotar o anfitrião Giorgi Papunashvili por um waza-ari na final do peso Médio (90kg) masculino.
Para chegar à decisão, o brasileiro derrotou o iraniano Vahid Nouri, por um waza-ari, nas oitavas-de-final. Em seguida, conseguiu o ippon contra o francês Ibrahim Keita para avançar à semifinal, onde sobrou diante do grego Theodoros Tselidis, vencendo o combate com um waza-ari e o ippon (chave de braço).
Esse foi o primeiro título de Macedo no Circuito Mundial Sênior. Aos 23 anos, ele está em processo de transição das categorias de base para a classe adulta e já tem uma prata no Grand Prix de Zagreb 2017, além do bronze no Pan-Americano da Cidade do Panamá 2017. Em 2014, ainda no meio-médio (81kg), Rafael se sagrou campeão mundial júnior (sub 21).
Com o título conquistado neste domingo, a delegação brasileira fecha sua participação na Geórgia com três medalhas: Daniel Cargnin (66kg) conquistou uma prata, e Sarah Menezes (48kg) ficou com o bronze em suas respectivas categorias.
Após o Grand Prix de Tbilisi, a delegação brasileira permanecerá no país para treinamentos e seguirá para a Turquia, onde disputará o Grand Prix de Antalya já no próximo final de semana.