O Barcelona está de luto. O médico do clube, Carles Miñarro García, morreu no último sábado (8), poucas horas antes da equipe enfrentar o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol. A partida, que seria válida pela 27ª rodada da La Liga, foi adiada em respeito ao profissional.
Miñarro tinha 53 anos, era casado e deixou dois filhos. Segundo o jornal Mundo Deportivo, ele sofreu um infarto enquanto estava no hotel Gran Meliá Torre Melina, onde a delegação do Barça se hospedava antes da partida.
Quem era Carles Miñarro?
Especialista em medicina esportiva, Miñarro estava no Barcelona desde 2017. Ele começou na equipe de futsal, mas nesta temporada passou a integrar o departamento médico do time de futebol de campo, após uma reformulação interna.
Era considerado o número dois na hierarquia do setor, ficando atrás apenas de Ricard Pruna, médico-chefe do clube. Antes de chegar ao Barça, trabalhou no Terrassa FC, no CE Sabadell e no Centre d'Alt Rendiment de Sant Cugat, uma unidade de prevenção e assistência esportiva em Barcelona.
Miñarro também ficou conhecido recentemente por sua atuação em um jogo contra o Alavés, em fevereiro. Após um choque de cabeça, o jovem meio-campista Gavi perdeu a consciência. Miñarro entrou em campo, avaliou o jogador e decidiu substituí-lo, mesmo contra a vontade do atleta.
Homenagens e luto no clube
O Barcelona confirmou a morte de Miñarro minutos antes do jogo contra o Osasuna, que foi adiado. Em comunicado, o clube lamentou a perda e prestou condolências à família e amigos do médico.
"O Barcelona lamenta informar o falecimento do Dr. Carles Miñarro García, da equipe principal. Por este motivo, a partida entre Barcelona e Osasuna foi adiada para uma data futura. O clube presta suas condolências à família e amigos neste momento difícil."
A diretoria, jogadores e membros da comissão técnica ficaram abalados com a notícia. O clube ainda não divulgou informações sobre homenagens oficiais ao profissional.