Aos poucos, o esporte mais popular do planeta vai se recompondo. Países importantes, como Alemanha e Coreia do Sul, já retomaram suas competições. Outros, como Portugal e Espanha, estão com data definida para o reinício de suas atividades. As informações são do UOL.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo um guia sobre a situação do futebol em tempos de pandemia. Quais são os países onde a bola está rolando? E aqueles que resolveram encerrar seus campeonatos? Quais as nações que já têm data marcada para o retorno dos seus torneios? E as que ainda não sabem quando isso será possível?
Futebol em andamento
Alemanha
Armênia
Belarus
Burundi
Coreia do Sul
Costa Rica
Estônia
Hungria
Ilhas Faröe
Polônia
República Tcheca T
Taiwan
Turcomenistão
Vietnã
Encerraram
Angola: Campeonato ficou sem campeão
Argentina: Copa da Argentina e Copa da Superliga ficaram sem campeões
Bélgica: Brugge foi declarado campeão da Pro League
Camarões: PWD Bamenda foi declarado campeão nacional
Escócia: Celtic foi declarado campeão da Premier League
Etiópia: Campeonato ficou sem campeão
França: Paris Saint-Germain foi declarado campeão da Ligue 1
Gales: Connah's Quay foi declarado campeão nacional
Guiné: Campeonato ficou sem campeão
Holanda: Campeonato e Copa da Holanda ficaram sem campeões
Índia: Mohun Bagan foi declarado campeão nacional
México: Campeonato (Torneio Clausura) ficou sem campeão
Niger: Campeonato ficou sem campeão
Quênia: Gor Mahia foi declarado campeão
Data marcada para voltar
Dinamarca: 28 de maio
Croácia: 30 de
Sérvia: 30 de maio
Ucrânia: 30 de maio
Áustria: 2 de junho
Portugal: 3 de junho
Bulgária: 5 de junho
Espanha: 8 de junho
Turquia: 12 de junho
Suécia: 14 de junho
Noruega: 16 de junho
Com situação indefinida
Dentre os principais campeonatos nacionais da Europa, apenas dois ainda não estão com o retorno definido. A Inglaterra trabalha com duas datas para a volta (19 e 26 de junho) e deve decidir qual delas será aplicada já nos próximos dias. A Itália pode até retomar sua primeira divisão uma semana antes da Premier League, mas há clubes contrários à ideia e que gostariam de ver a quarentena estendida por mais algum tempo.
Já a Liga dos Campeões da Europa deve ficar para agosto, apesar de ainda não existir um calendário oficial para sua retomada. A América do Sul, epicentro da pandemia neste momento, está, no geral, um pouco mais distante de celebrar a volta do futebol. A maioria dos países do continente, e também a Libertadores, não tem nem estimativa de retorno.
No Brasil, há movimentos de alguns estados, como o Rio de Janeiro, para fazer a bola rolar novamente já no próximo mês, apesar de o país ainda estar em curva ascendente de novos casos da Covid-19. Uma coisa que parece certa é que os Estaduais, que estavam em andamento quando a pandemia chegou, serão completados. Segundo o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, a ideia é que essas competições sejam realizadas como uma espécie de teste logístico para os torneios nacionais. A entidade também trabalha com a possibilidade de o calendário de 2020 terminar só depois da virada do ano.