O novo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou que o governo garantirá vacinas contra Covid-19 suficientes para a população japonesa no primeiro semestre de 2021, diminuindo possível "propagação explosiva" do coronavírus durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que acontecerão em julho do próximo ano. A segurança e eficácia das vacinas, no entanto, ainda precisam ser confirmadas. Informações do site GloboEsportes.com
Yoshihide Suga, o novo primeiro-ministro do Japão
- Vamos prevenir absolutamente a propagação explosiva de infecções e proteger a vida e a saúde das pessoas, e retomar as atividades sociais e econômicas para reativar a economia - disse Suga, de acordo com a "Kyodo News".
Uma vacina poderia dar um impulso aos organizadores dos Jogos, no entanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) sugeriu repetidamente que ela não seria uma "bala de prata" para os Jogos acontecerem.
Uma força-tarefa de contramedidas contra o coronavírus, formada por funcionários do governo e dos Jogos, está avaliando possíveis cenários e medidas que permitam a realização da Olímpiada. Espera-se que as políticas sejam anunciadas antes do final do ano.
O presidente do COI, Thomas Bach, deve visitar o Japão no próximo mês para se encontrar com Suga, que sucedeu Shinzō Abe, mas as datas de sua viagem ainda não foram confirmadas.