Ainda pressionado pela eliminação para o Athletico Paranaense na Copa do Brasil, o Flamengo entra em campo para duelar nesta quarta-feira com o Emelec a partir das 21h30(de Brasília), no Estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador, pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
O torneio é a prioridade do Rubro-Negro na temporada e um tropeço pode transformar o ambiente no Ninho do Urubu, marcado nos últimos dias por protestos dos torcedores, em um caldeirão.
Jorge Jesus, treinador do Flamengo, quer ver sua equipe esquecendo a pressão e pensando apenas na partida desta quarta-feira.
“Nós temos que pensar jogo a jogo. O Flamengo sabe que precisa de um bom resultado, mas vamos ter dificuldades por ser fora de casa e por termos alguns jogadores em dificuldades”, disse Jorge Jesus.
Líder de seu grupo na fase anterior, o Flamengo nunca teve vida fácil jogando como visitante, tendo vencido apenas o San José na Bolívia. Porém, o Emelec, segundo colocado na chave vencida pelo Cruzeiro, não ganhou como anfitrião no torneio. Apesar disso, os flamenguistas esperam uma partida muito complicada.
“Vai ser um duelo muito difícil como é a Copa Libertadores em suas fases mais avançadas. Já passamos por partidas decisivas e conseguimos bons resultados fora de casa. Claro que o nível cresce quando a competição afunila e o Emelec não se classificou por obra do acaso. Mas temos condições de obtermos um bom resultado e levarmos a decisão para a partida de volta, em nossa casa e com o apoio de nossa torcida”, disse o meia Diego.
Os problemas do Flamengo são grandes em termos de escalação. Praticamente de última hora Jorge Jesus perdeu o meia Everton Ribeiro e com o atacante Vitinho, ambos vetados pelo departamento médico. Everton Ribeiro se lesionou no treino de sábado, no Ninho do Urubu, mas viajou para São Paulo pois havia a esperança dele participar do jogo contra o Corinthians, que terminou empatado por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. Porém, os exames diagnosticaram uma lesão óssea no pé esquerdo. Vitinho, diante do Timão, sofreu uma lesão cápsulo ligamentar no joelho esquerdo e vai passar por artroscopia.
Eles se juntam no departamento médico ao meia uruguaio De Arrascaeta, que se recupera de uma lesão na coxa direita e também não viajou ao Equador. Outro desfalque é o lateral-direito Pará, suspenso por ter sido expulso no empate sem gols com o Peñarol, no Uruguai, na fase anterior.