Campeão francês, garantido nas quartas da Champions e vitorioso na Copa da França diante do Saint-Étienne na última semana, o PSG volta a campo nesta sexta-feira em busca de mais um troféu. Sem Mbappé, lesionado, o time enfrenta o Lyon às 16h10 (horário de Brasília), no Stade de France, pelo título da Copa da Liga Francesa. Pode ser o quarto triplete do time da capital em seis temporadas. As informações são do GE.
Desde 2014/15, quando conseguiu o triplete até então inédito no futebol da França (vencer a liga e as duas copas), o PSG só perdeu três competições, uma de cada - Monaco, Rennes e Strasbourg foram os intrusos na hegemonia. E será a última oportunidade para erguer os três títulos nacionais na mesma temporada, já que a Copa da Liga confirmou seu fim para aliviar o calendário do futebol no país.
Pelo lado do Lyon, é a chance de pôr fim a uma fila que dura oito anos - a última conquista foi a Copa da França de 2011/12 - e assegurar uma vaga em competição continental na temporada que vem. O título daria ao time dirigido por Rudi Garcia, sétimo colocado no Francês, a possibilidade de jogar a Liga Europa 2020/21. Vale lembrar que o time ainda está vivo na atual Champions e joga por vaga nas quartas contra a Juventus após vencer por 1 a 0 no jogo de ida.
As equipes voltam a se encontrar quase cinco meses após a semifinal da Copa da França, quando o PSG goleou por 5 a 1, com gols de Mbappé, que fez hat-trick, Neymar e Sarabia. A expectativa é que até oito brasileiros entrem em campo: Neymar, Marquinhos e Thiago Silva de um lado, Bruno Guimarães, Marçal, Marcelo, Rafael e Jean Lucas do outro.
Mais uma para a coleção de Neymar?
Lesionado na conquista de 2017/18 sobre o Monaco, a última do PSG, maior campeão da história da Copa da Liga Francesa, Neymar terá a chance de jogar sua primeira final da competição - em 2018/19, Strasbourg e Guingamp foram os protagonistas. Consequentemente, o camisa 10 poderá ampliar seu leque de gols em jogos decisivos.
Até o momento, Neymar já deixou sua marca em 15 das 22 finais que disputou - na Europa, fez gols em Champions League, Copa do Rei da Espanha e Copa da França. E nesta sexta, sem o companheiro Mbappé, é dele a responsabilidade total por chamar o protagonismo - mais uma vez.
Todos os campeões da Copa da Liga, criada em 1994/95:
PSG - 8 títulos
- Strasbourg, Bordeaux e Olympique de Marselha - 3 títulos
- Metz, Lens, Lyon, Monaco, Sochaux, Nancy, Gueugnon e Saint-Étienne - 1 título
- As campanhas dos finalistas em 2019/20:
PSG
- Oitavas: 4 x 1 Le Mans - gols de Sarabia, Choupo-Moting, Mbappé e Di María
- Quartas: 6 x 1 Saint-Étienne - gols de Icardi (3x), Neymar, Moulin contra e Mbappé
- Semifinal: 3 x 0 Reims - gols de Marquinhos, N'Clomande contra e Kouassi
Lyon
- Oitavas: 4 x 1 Toulouse - gols de Traoré (2x), Jean Lucas e Terrier
- Quartas: 3 x 1 Brest - gols de Dembelé, Auoar e Jean Lucas
- Semifinal: 2 (4) x (3) 2 Lille - gols de Dembelé e Auoar