Já imaginou Lionel Messi e Pep Guardiola defendendo o Getafe? O presidente do clube, Ángel Torres, revelou que isso quase aconteceu. Em entrevista ao podcast Resonancia de Corazón, o dirigente contou que esteve perto de contratar a dupla que mudou a história do Barcelona, mas detalhes impediram os acordos.
Guardiola no radar
Segundo Torres, a primeira oportunidade surgiu em 2008, quando Guardiola ainda comandava o time B do Barcelona. O plano do Getafe era contar com Pep no lugar de Michael Laudrup, mas uma reviravolta no Barça acabou mudando os rumos.
“Eles (Barcelona) levariam o Laudrup (como técnico) e eu traria Guardiola. Falei com o irmão dele e cheguei a um princípio de acordo. Guardiola teria triunfado também no Getafe, porque é um monstro”, afirmou o presidente.
Naquele mesmo ano, a saída de Frank Rijkaard abriu espaço para que Guardiola assumisse a equipe principal do Barça. O resto é história: títulos, revolução tática e a consolidação de um dos maiores treinadores do futebol mundial.
Messi quase emprestado
A outra chance foi com Lionel Messi. Torres revelou que chegou a viajar até Barcelona para tentar fechar o empréstimo do argentino.
“Eu cheguei ao Camp Nou em um dia 18 de agosto com Alfredo Duro, que era o diretor esportivo. Fomos pedir Messi (emprestado). Tínhamos um princípio de acordo com o Barça, mas Rijkaard, que era o técnico no momento, disse que não sei quem havia se lesionado e que Messi não poderia ir, porque começaria a ter minutos. Voltamos sem o Messi”, contou.
Pouco depois, Messi se firmaria como titular absoluto do Barcelona e começaria sua trajetória para se tornar um dos maiores jogadores da história do futebol.
Caminhos diferentes
Enquanto Messi e Guardiola conquistaram todos os principais títulos do futebol mundial juntos no Barcelona, o Getafe seguiu outro caminho. O clube da região de Madri se manteve na primeira divisão espanhola na maior parte do tempo, tendo sido rebaixado apenas em 2016, mas voltando já no ano seguinte.
Apesar de não ter tido Messi e Guardiola, o Getafe viveu bons momentos: se classificou para a Liga Europa em três ocasiões, nas temporadas 2007/2008, 2010/2011 e 2019/2020, escrevendo seu próprio capítulo no futebol espanhol.