Depois de um começo irregular, que culminou na demissão do técnico Carlos Queiroz, Portugal se reergueu e neste sábado completou uma sequência de três vitórias ao derrotar a Noruega por 1 a 0 no Estádio da Luz, em Lisboa, assumindo a ponta do grupo H das Eliminatórias para Eurocopa de 2012 pela primeira vez.
A seleção da casa dominou durante os 90 minutos, mas, muito recuados, os visitantes conseguiram frear o ímpeto ofensivo de Cristiano Ronaldo e companhia durante todo o primeiro tempo e no começo do segundo.
De tanto insistir, os portugueses chegaram ao gol da vitória aos sete minutos da etapa final. Com Cristiano bem marcado e individualista nos poucos momentos em que teve liberdade, coube a Nani criar a jogada e servir Hélder Postiga, que finalizou de primeira.
A vitória da equipe comandada pelo treinador Paulo Bento representa um empate triplo com dez pontos, mas Portugal se coloca em primeiro nos critérios de desempate. Dinamarca, no segundo lugar, e Noruega, em terceiro, seguem na luta pela vaga na competição continental.
Pelo regulamento, avançará o primeiro. O segundo vai para a repescagem. A chave ainda tem Chipre (2 pontos) e Islândia (1 ponto).