SEÇÕES

Piauienses são convocados para a Seleção Brasileira sub-19 de handebol

Alef Ezequiel e Luís Filipi, ligados ao Ceti Joca Vieira, participam de treinos em Teresina de olho no Mundial do Egito

Estudante da rede estadual e egresso são convocados para a Seleção Brasileira sub-19 de handebol | Foto: Divulgação
Siga-nos no

O esporte educacional segue transformando vidas no Piauí. Dois jovens piauienses, com trajetória iniciada na rede estadual de ensino, foram convocados para a Seleção Brasileira sub-19 de handebol. São eles Alef Ezequiel Gomes, aluno da 3ª série do Ensino Médio no Ceti Joca Vieira, e Luís Filipi Pereira, egresso da mesma escola.

Ambos participarão de um período de treinamentos entre os dias 24 de maio e 1º de junho, em Teresina, na sede do Giuliano Handebol Club (GHC). A preparação faz parte do ciclo de treinos da seleção para o Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá em agosto, no Egito.

Formação que vai além das quadras

Alef destacou o papel fundamental da escola em sua trajetória como atleta e cidadão.

“O Joca Vieira é uma referência não apenas no handebol, mas também na educação. É muito bom fazer parte dessa escola e desse time. A escola foi fundamental para eu chegar onde estou agora”, comentou o jovem.

Luís Filipi, que concluiu o ensino médio no ano passado, também celebrou o reconhecimento.

“Foi através da escola que conheci o esporte. Sou muito grato por toda a formação que recebi e por tudo que isso resultou. Agradeço à escola e ao professor Giuliano Ramos”, afirmou.

GHC e Seduc: parceria de impacto

A equipe juvenil do GHC, onde os dois atletas atuam, tem como técnico Giuliano Ramos, que também comanda a seleção sub-19. O clube é referência na formação esportiva no estado e conta com apoio do Governo do Piauí.

“Fazemos um trabalho em parceria com o Joca Vieira, oferecendo suporte físico e de treinamento. Valorizamos a educação e cuidamos também da saúde física e mental desses jovens”, explica o treinador.

Seduc Esportiva amplia oportunidades

O sucesso dos atletas é reflexo direto do programa Seduc Esportiva, da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). A iniciativa busca ampliar o acesso ao esporte em toda a rede estadual, com foco na formação cidadã, inclusão social e preparação para competições como os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs).

Somente em 2024, o governo investiu R$ 37 milhões na construção de 17 quadras poliesportivas e na reforma de outras 136. O objetivo é alcançar todas as 640 escolas estaduais até 2026, promovendo modalidades como futsal, voleibol, atletismo, capoeira, xadrez, judô e outras.

“Ficamos muito felizes com a convocação dos nossos alunos. O esporte é uma importante ferramenta de inclusão e formação de cidadãos”, afirmou o secretário Washington Bandeira.

Hoje, 250 escolas da rede estadual já oferecem práticas esportivas com investimento de R$ 5 mil por unidade para aquisição de materiais. Os estudantes escolhem as modalidades por meio de consulta interna, incentivando a participação ativa na construção do ambiente escolar.

A convocação de Alef e Luís é um símbolo do que o esporte escolar pode alcançar, dentro e fora das quadras.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também