A Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a visita da delegação piauiense de judô que participou do Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15, realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 2 e 5 de outubro. Os atletas voltaram para casa com quatro medalhas, sendo uma de bronze, duas de quinto lugar e uma de sétimo lugar.
A delegação foi recebida pela secretária dos Esportes, Josiene Campelo, que comentou o desempenho dos judocas e o fortalecimento do esporte no estado. “Amanda Viana nos enche de orgulho com essa medalha de bronze, e os demais judocas também mostraram grande potencial. O programa Piauí no Pódio segue firme para apoiar cada vez mais essas promessas do esporte piauiense”, destacou a gestora.
A atleta Amanda Viana, medalhista de bronze, foi um dos destaques da equipe e acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira de Judô, que disputará o Campeonato Sul-Americano, em Assunção, no Paraguai, no fim de outubro. “Agradeço muito à Secretaria dos Esportes e ao Governo do Estado por todo o apoio”, disse a judoca.
Delegação piauiense
Além da Amanda, também foram medalhistas os atletas Safyra Cardoso (5º lugar), João Francisco da Silva (5º lugar) e Hysianne dos Santos (7º lugar). Vale lembrar que, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que organizou o evento com cerca de 1.200 atletas de todo o país, são premiados atletas até o 5º lugar na categoria Sub-15 e até o 7º lugar no Sub-13.
Estiveram presentes na visita à Secepi o presidente da Federação de Judô do Piauí, Reginaldo Fonseca; o professor Queiroz Filho; e a professora Ida Maria, coordenadora de esportes da Fundação Nossa Senhora da Paz.
Segundo Reginaldo Fonseca, o resultado é fruto de muito trabalho e da valorização do esporte no estado. “O apoio do Governo do Estado tem sido essencial. Vamos continuar treinando forte para trazer ainda mais medalhas para o Piauí”, afirmou.
A professora Ida Maria também reforçou a importância do apoio institucional. “Essa parceria com o governo é fundamental para que o esporte continue crescendo e revelando talentos como esses jovens”.