A Conferência Estadual de Esporte reuniu dezenas de entidades representativas do Piauí, na última quarta-feira, 31, numa discussão produtiva onde foram sugeridas propostas e ações que contribuirão com a elaboração do Plano Decenal do Esporte, a ser elaborado pelo Ministério do Esporte. Além disso, foram eleitos os 25 delegados que irão à Brasília participar da etapa nacional da conferência.
Foram discutidos temas de importância como financiamento do esporte, Time Mania, vinculação orçamentária, parceria pública e privada em organização de eventos, estabilização do sistema de esporte e lazer, transformação do Programa Esporte e Lazer em lei, segurança nos estádios, alto rendimento, tecnologia, infraestrutura e saúde e qualidade de vida. Os temas fazem parte da linha estratégica do Ministério do Esporte para a definição do futuro do esporte nos próximos dez anos.
Alan Fricks, que estava representado o Ministério do Esporte, falou sobre a realização do evento no Piauí. "Foram uma série de pontos tratados dentro destas linhas estratégicas como ações e metas para que estas linhas tenham um efeito concreto no povo. Em pouco tempo, o Estado do Piauí conseguiu se mobilizar, deu uma resposta positiva ao chamamento que o ministério fez. O evento foi bem organizado, tivemos sistematizadores, facilitadores de debates extremamente qualificados", comenta.
Após as definições das propostas, oriundas de vários grupos de discussões e sobre os mais variados temas, houve a votação para os delegados que defenderão as idéias do Piauí em Brasília, no mês de junho, quando ocorre a fase nacional. Os delegados são pessoas que representam vários segmentos da sociedade, desde gestores, empresários, representantes de entidades esportivas, profissionais de educação física, atletas a entidades não governamentais.
A Conferência Estadual de Esportes do Piauí foi realizada pela Fundação dos Esportes (Fundespi). O presidente do órgão, Vicente Sobrinho, encerrou o evento enfatizando a importância dos debates em favor do desenvolvimento do esporte. "A conferência é um espaço democrático onde todos podem opinar e colocar suas reivindicações na área do esporte, os debates foram muito positivos e isso mostra que o Estado do Piauí está inserido nesse processo de criação do Plano Decenal".
Delegados eleitos para a Conferência Nacional
Gestores, Administradores Públicos e Empresários
Sílvia Neris
Organizações Não-Governamentais (Ongs)
Tatiane Seixas
José Roberto Barros
Entidades Esportivas Olímpicas e não-olímpicas
Rosana Leal
Francisco Avelar Lopes
Francisco Braz da C. Filho
Karla Pereira Rio Lima
Trabalhadores em Geral
Gilberto Gomes Pereira
Atletas, Ex-Atletas, Técnicos e Treinadores
José Craveiro de Carvalho Filho
Ismael Nascimento Silva
Estudantes
Rafael Gomes Ramos
Jonathas Stalone Sousa Silva
Profissionais de Educação Física
Emanoel Messias P. Menezes
Carlos Augusto Vilarinho
Crônica Esportiva
Leonardo Ribeiro
Pessoas com Deficiência e Atletas Para-Olímpicos
Antonio Silva de Almeida
Delegados Eleitos nas Conferências Municipais
Maurício Costa
Antonio Carlos Rodrigues da Costa
Valmir Tavares de Sales
Fernando Silva
Teleno Bartolomeu Nobre Rocha
Comissão Organizadora
Eurico José Campos de Carvalho
Kenylson Brito Lustosa
Comissão Executiva
Marcos Antonio
Maria do Socorro Lima Miranda