A Pré-Libertadores tem sido um verdadeiro pesadelo para os times brasileiros nos últimos anos. Com a eliminação do Corinthians para o Barcelona de Guayaquil, o Brasil chega ao oitavo ano consecutivo com ao menos um representante caindo na fase preliminar do torneio. A derrota do Timão escancara um histórico preocupante para o futebol nacional, que antes não costumava sofrer tanto nessa etapa.
Agora, o Bahia carrega a missão de evitar um novo capítulo dessa história. O Tricolor encara o Boston River nesta quinta-feira (14) e pode evitar um feito inédito: a eliminação de dois clubes brasileiros na mesma edição da fase prévia da competição.
O fantasma da Pré-Libertadores
Desde 2018, quando a Chapecoense caiu para o Nacional-URU, a maldição da Pré-Libertadores tem atormentado pelo menos um time do Brasil por temporada. Entre os clubes que já sentiram o gosto amargo da eliminação precoce, o Corinthians se destaca como recordista, com três quedas na fase preliminar.
Os brasileiros eliminados na fase prévia da Libertadores:
- 2011 – Corinthians x Tolima (segunda fase)
- 2018 – Chapecoense x Nacional-URU (segunda fase)
- 2019 – São Paulo x Talleres (segunda fase)
- 2020 – Corinthians x Guaraní-PAR (segunda fase)
- 2021 – Grêmio x Independiente del Valle (terceira fase)
- 2022 – Fluminense x Olimpia (terceira fase)
- 2023 – Fortaleza x Cerro Porteño (terceira fase)
- 2024 – Bragantino x Botafogo (terceira fase)
- 2025 – Corinthians x Barcelona de Guayaquil (terceira fase)
Antes dessa sequência negativa, os brasileiros costumavam dominar a fase prévia, com raras exceções, como o caso emblemático do Corinthians em 2011, eliminado pelo modesto Tolima, mesmo contando com Ronaldo Fenômeno no elenco.
Além do Timão, outros clubes de peso também sucumbiram nessa etapa. Em 2020, os corintianos caíram para o Guaraní-PAR. Em 2022, o Fluminense viu sua vaga escapar contra o Olimpia. E no ano passado, um confronto entre brasileiros garantiu que um deles ficaria pelo caminho: o Bragantino foi superado pelo Botafogo.
Bahia tenta quebrar o tabu
O Bahia é o único brasileiro que ainda pode mudar esse cenário em 2025. O Tricolor recebe o Boston River na Arena Fonte Nova, precisando de uma vitória simples para se classificar à fase de grupos.
Os supersticiosos podem se apegar a um dado curioso: nunca dois brasileiros foram eliminados juntos na Pré-Libertadores. Com o Corinthians já fora, o Bahia pode aproveitar a oportunidade para se livrar desse fantasma e manter essa escrita.
A torcida tricolor espera que o time faça história – mas pelo motivo certo. Afinal, depois de tantas eliminações, os brasileiros já tiveram sustos suficientes na fase preliminar da Libertadores.